02/08/2010 – Irã mostra disposição em aceitar oferta de Lula sobre mulher condenada (Estadão)

02 de agosto, 2010

(O Estado de S. Paulo) O governo do Irã declarou disposição em aceitar a proposta  do presidente Luis Inácio Lula da Silva de oferecer refúgio à iraniana Sakineh Mohammadi Ashtiani, condenada por adultério e sentenciada à morte por apedrejamento.

Sajad, filho de Sakineh, declarou que funcionários do governo iraniano lhe disseram o caso de sua mãe seria resolvido ainda esta semana.

Segundo o jornal britânico The Guardian, a proposta de Lula fez com que a agência de notícias oficial Fars divulgasse pela primeira vez detalhes da história de Sakineh e deu esperanças para a família da condenada, que antes vinha denunciando abuso das autoridades iranianas na condução do caso.

“Sakineh, de 43 anos, é mãe de dois filhos e foi condenada em 2006 a 99 chibatadas por ter ‘relações ilícitas’ com dois homens. Uma outra corte retificou a condenação para ‘adultério’ e a sentenciou à morte por apedrejamento – prática oficializada em 1983 no Código Penal do país persa”, diz a reportagem.

Acesse na íntegraIrã mostra disposição em aceitar oferta de Lula sobre mulher condenada (O Estado de S. Paulo – 02/08/2010)

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas