04/02/2011 – Menina de 14 anos morre em Bangladesh ao receber 80 chibatadas (G1)

05 de fevereiro, 2011

(Portal G1) Uma adolescente de 14 anos foi condenada por um tribunal religioso de Bangladesh a receber 80 chibatadas por “atos imorais” e morreu em consequência da punição. Hena Begum foi acusada de ter mantido relação sexual com um primo casado, que também foi condenado a receber cem chibatadas, mas conseguiu fugir. De acordo com a mídia bengali, ela havia sido raptada e estuprada pelo parente de 40 anos.

A sentença foi decretada  na cidade em que a menina vivia, Shariatpur, no sudoeste do país, a 56 quilômetros da capital, Daca.

A adolescente desmaiou enquanto recebia as chibatadas e chegou a ser levada para um hospital local, mas não resistiu aos ferimentos, morrendo seis dias após ter sido internada.

O caso teve grande repercussão no país e provocou protestos de moradores de Shariatpur.  O imã (clérigo muçulmano) Mofiz Uddin, responsável pela fatwah (sentença) contra Hena, e outras três pessoas foram presas. O caso está sendo investigado.

”Que tipo de justiça é essa? Minha filha foi espancada em nome da justiça. Se tivesse sido em um tribunal de verdade, minha filha jamais teria morrido”, afirmou Dorbesh Khan, o pai da adolescente.

Punições realizadas em nome da sharia (legislação sagrada islâmica) e decretos religiosos foram proibidos em Bangladesh desde o ano passado. A sentença contra Hena Begum foi a segunda morte provocada por uma sentença ligada à sharia desde que a prática foi proibida pela Corte Suprema de Bangladesh.

Cerca de 90% dos 160 milhões de habitantes de Bangladesh são muçulmanos, dos quais a maior parte segue uma versão moderada do Islã.

Veja a matéria completa: Menina de 14 anos morre em Bangladesh ao receber 80 chibatadas (Portal G1 – 04/02/2011)

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas