07/04/2011 – Julia Lemmertz : “O filme ‘Amor?’ mostra de que barbaridades a gente é capaz”

08 de abril, 2011

(Blog Mulher 7×7/Época) A jornalista Ruth de Aquino postou entrevista com a atriz Julia Lemmertz, um dos principais desataques do documentário “Amor?”, que usa atores e atrizes para interpretar depoimentos de pessoas reais. “O elo entre as oito histórias, escolhidas de um total de 60 entrevistas gravadas, é a violência. Violência física e psicológica. Assédio, crueldade no cotidiano. Um vício que faz com que o carinho se torne porrada, assim, do nada, ou de traumas do passado.”

“Por que, em nome do amor, um machuca o outro, espanca, fere e mata ? Por que um faz, por que o outro permite ? Até que ponto um ser humano se humilha ou se realiza como algoz ou vítima em relações entremeadas de ódio, ciúme e perdões ?”, pergunta a jornalista.

Leia trechos da entrevista com Julia Lemmertz, “que fecha o filme com o depoimento mais emocionante. Ela chora em sua interpretação, sem ter planejado as lágrimas, que brotam quase à sua revelia”.

“Mulher 7×7 – ‘Amor?’ é ficção, documentário ou docudrama?
Julia Lemmertz – Não sei definir e acho difícil classificar. É curioso porque, como são depoimentos reais, poderia ser um filme documental. Mas o fato de ter atores interpretando faz com que a gente se aproprie dessas histórias. O drama deixa de ser de quem contou, e passa a ser de todo mundo. Passa a ter um olhar ficcional.”

“Quando você assistiu ao filme e viu todas as oito histórias, como reagiu como espectadora?
Fiquei impactada, pensando em como a cabeça das pessoas é louca. Como a gente se submete a coisas impensáveis. Essa violência, a falta de medidas, isso é humano e por isso assustador. O filme, mesmo sem ter essa intenção, não deixa de ser uma denúncia de como essas coisas acontecem com muita frequência. De que barbaridades a gente é capaz em nome do amor. Muita gente passa por barra pesada. Tem quem pense ao ver o filme: ‘Que bom que não estou sozinho’. Ainda fico muito passada com todas essas histórias. Acho que a violência física é horrível. Mas a violência psicológica talvez seja mais assustadora, porque expõe todas as nossas fragilidades, nos coloca num terreno muito pantanoso. Eu fico com medo não só pelas relações de amor, mas pelas relações familiares e pelas crianças.”

“Como a plateia da pré-estreia e dos festivais reagiu ao filme?
Teve gente chorando, teve gente que disse que o filme foi libertador, ou foi um aviso. Uma mulher chegou para mim e disse: ‘Fiquei aliviada. Me separei de meu marido há dez dias. Tomei a decisão certa’. Quem já viveu dramas parecidos percebe que falar é possível, e é possível sair desse buraco. No fundo mesmo, Amor? não tem uma mensagem, não julga ninguém. Talvez por isso o título tenha um ponto de interrogação.”

Pergunta da blogueira aos internautas: O que você acha? Quem ama bate, machuca, se descontrola? Você já viveu situacões de violência com namorado ou com marido? Conseguiu superar e dar a volta por cima?

Leia o post na íntegra: Julia Lemmertz : “O filme ‘Amor?’ mostra de que barbaridades a gente é capaz” (Blog Mulher 7×7/Época – 07/04/2011)   

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas