07/05/2012 – No RS, integrantes de CPI da Violência Contra a Mulher alertam para impunidade

07 de maio, 2012

(Rachel Duarte, do portal Sul 21) A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito que investiga a violência contra a mulher no Brasil veio ao Rio Grande do Sul nesta segunda-feira (7). As representantes do Congresso Nacional que integram a Comissão percorreram os órgãos públicos do Rio Grande do Sul em busca de dados sobre a execução do serviço de atendimento e prevenção à violência contra mulheres. A visita foi a quarta realizada desde a instalação da CPMI, em fevereiro deste ano. A intenção é percorrer os estados com índices mais graves de violência contra mulheres e consolidar um relatório com o perfil das vítimas para nortear a instrumentalização dos estados no enfrentamento do tema. Na próxima sexta-feira (11), a CPMI estará no Espírito Santo, estado líder em casos de agressões às mulheres.

cpmiviolenciars07052012_ramirofurquim_sul21A comitiva é constituída pelas deputadas Jô Moraes (PCdoB-MG), Keiko Ota (PSB-SP) e Marina Sant´Anna (PT- GO), além da senadora Ana Rita (PT-ES). Elas estiveram com o governador gaúcho em exercício, Beto Grill (PSB-RS). “Percebemos um esforço do executivo estadual em implementar políticas públicas, mas não é uma responsabilidade de um poder apenas”, salientou a relatora da CPMI, Ana Rita. De acordo com a senadora, mesmo com o atraso na assinatura do Pacto Nacional pelo Enfrentamento da Violência Contra as Mulheres, o estado avançou quando criou a Secretaria Estadual de Política para as Mulheres. “Foi o último estado a assinar. Assinou o ano passado, mas felizmente criou uma secretaria de estado para assegurar uma maior proteção às mulheres em todas as áreas de políticas públicas desenvolvidas no estado”, avaliou.

RS é o 18º no ranking da violência contra as mulheres

Segundo dados apresentados pela CPMI da Violência Contra as Mulheres, apenas em 2011 foram registrados mais de 750 homicídios, mais de 35 mil lesões corporais e mais de mil estupros de mulheres. O Rio Grande do Sul é o 18º no ranking da violência contra mulheres e possui apenas uma vara especializada no judiciário para atender mais de 20 mil casos, dos quais 80% não têm continuidade.

De acordo com deputado gaúcho Edegar Preto (PT-RS) que criou a Frente Parlamentar dos Homens pelo Fim da Violência Contra as Mulheres, no Rio Grande do Sul até o final do ano será divulgado um Relatório Lilás com o perfil e causas da violência. “A pedido da Comissão de Direitos Humanos e em conjunto com a Secretaria Estadual de Justiça e Direitos Humanos fizemos um estudo. Já está concluído e será o primeiro parlamento a ter um relatório Lilás com informações neste sentido”, afirma.

A CPMI da Violência Contra as Mulheres do Congresso Nacional elogiou a iniciativa do parlamento gaúcho, mas, ressaltou que o Brasil ainda é falho no cumprimento da Lei Maria da Penha. “A vigilância em torno dos casos de medidas protetivas é absolutamente frágil. Em Minas Gerais, por exemplo, tivemos três casos agora. Um deles, o de uma cabeleireira que tinha oito queixas e estava sob medidas protetivas, terminou com a morte dela no seu próprio salão de beleza. Nós acabamos de perder uma procuradora federal que recebeu uma medida protetiva e o marido a matou dentro de casa. Então, por onde passamos vimos esta debilidade. Quem irá assegurar a aplicabilidade real e efetiva das medidas protetivas?”, questionou a deputada Jô Moraes.

O relatório de violência no país, a partir dos pedidos de informações encaminhados a todos os estados pela CPMI deve ficar pronto em 180 dias após a criação da Comissão. Esta é a segunda vez que o Congresso Nacional propõe uma CPI para tratar do tema. Na primeira vez, em 2001, não se aprovou o relatório.

Acesse em pdf:
No RS, integrantes de CPI da Violência Contra a Mulher alertam para impunidade (Sul 21 – 07/05/2012)

Leia também:

cpmiviolenciasc04052012_lucasgabrieldiniz_alesc
04/05/2012 – Relatora quer convocar autoridades de SC que não compareceram à audiência de CPMI de Violência Contra a Mulher
A senadora Ana Rita (PT-ES) afirmou que as informações na audiência não foram completas nem suficientes sobre o quadro de insegurança das mulheres no estado, e apresentará requerimento para que os ausentes sejam convocados a prestar esclarecimentos em Brasília. ‘Como relatora, me sinto na obrigação de fazer isso. É uma falta de atenção com o trabalho da CPI’, disse


30/04/2012 – CPMI da violência contra a mulher poderá ser prorrogada

27/04/2012 – CPI sobre violência contra a mulher visita Belo Horizonte
19/04/2012 – Violência sexual: governo quer aumentar atendimento em 50%
19/04/2012 – Representantes do governo apontam ações para combater a violência contra a mulher
16/04/2012 – Fórum de Mulheres de Pernambuco entrega dossiê à CPMI sobre violência contra a mulher
12/04/2012 – CPI lança ‘site’ para facilitar denúncia de violência contra a mulher
10/04/2012 – Pesquisadoras apontam falhas no acolhimento de mulheres vítimas de violência
29/03/2012 – CPI sobre Violência Contra a Mulher aprova repúdio à decisão do STJ sobre estupro de menor
29/03/2012 – Ativistas denunciam prostituição infantil em grandes obras no Norte e Nordeste
27/03/2012 – Estados não investem em equipamentos de proteção às mulheres, denuncia ativista
20/03/2012 – Faltam serviços de atendimento às mulheres vítimas de violência, diz secretária

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas