08/08/2010 – Serra e Dilma divergem sobre iraniana condenada à morte por apedrejamento (Globo)

09 de agosto, 2010

(O Globo) O candidato do PSDB à presidência da República, José Serra, criticou a posição do governo brasileiro no caso da iraniana Sakineh Mohammadi Ashtiani, condenada à morte por apedrejamento.

José Serra afirmou que a decisão do presidente Lula de oferecer asilo a Sakineh foi tardia. E acrescentou que a aproximação de Lula com o presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, não combina com a política de direitos humanos praticada no Brasil: “O Brasil tem uma Secretaria da Mulher, uma espécie de Ministério da Mulher. Não combina com o fato de considerarmos de maneira carinhosa, com amizade, um governo, uma ditadura como a do Irã, que condena uma mulher a morrer por apedrejamento. Enterram a mulher até a cintura e apedrejam até morrer, sob a acusação de que depois de viúva ela teve dois namorados”, disse o candidato.

Por outro lado , Dilma Rousseff, a candidata do governo à sucessão presidencial, reagiu com irritação a uma pergunta que relacionou as boas relações do governo Lula com o Irã à condenação à morte da iraniana. Depois de dizer que o repórter não tinha todas as informações sobre o episódio, ela garantiu que a Lula já havia condenado a execução: “O presidente repudiou o fato e ofereceu o Brasil como asilo”, afirmou Dilma.

Leia essa reportagemSerra e Dilma divergem sobre iraniana condenada à morte por apedrejamento (O Globo – 08/08/2010)

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas