14/12/2011 – Uma em cinco americanas foi vítima de abuso sexual, diz estudo

14 de dezembro, 2011

(Globo) Um vasto estudo do governo americano sobre estupro e violência doméstica divulgado nesta quarta-feira revela um número impressionante de mulheres que dizem ter sido violentadas nos Estados Unidos. Cerca de uma em cada cinco mulheres, ou 20% das entrevistadas, diz ter sido estuprada, ou sofrido tentativa de estupro, em algum momento de sua vida. Uma em quatro já apanhou do parceiro, e uma em seis foi perseguida por algum homem, segundo o documento.

– O fato de uma em cinco mulheres ter sido estuprada, ou quase, é muito impressionante e, acredito, surpreende muita gente – afirmou Linda Degutis, diretora do Centro Nacional para Prevenção e Controle de Lesões, responsável pelo estudo.

A pesquisa foi iniciada em 2010, com a ajuda do Departamento de Defesa e do Instituto Nacional de Justiça. Os pesquisadores ouviram 16.507 adultos em todo os EUA.

O estudo mostra que a violência sexual afeta as mulheres de forma desproporcional. Mais de 30% delas disseram já ter sido vítimas de estupro, violência física ou perseguição, ou ainda uma combinação de todos os três. Além disso, 1% das mulheres entrevistas diz ter sido vítima de estupro ou tentativa de estupro no último ano. O dado sugere que, anualmente, 1,3 milhão de americanas podem ter sido violentadas.

Esse número é muito maior do que o apontado por estudos anteriores. Em 2010, por exemplo, uma pesquisa dizia que cerca de 272 mil americanas tinham sofrido violência sexual naquele ano.

Mas o número de homens atingidos pelo problema também surpreende. Um em sete foi vítima de violência física por parte de uma parceira ou parceiro, segundo o estudo. Cerca de 2% já foram estuprados, muitos quando nem tinham 11 anos. Na maior parte dos casos, o crime é cometido por um conhecido.

Acesse em pdf: Uma em cinco americanas foi vítima de abuso sexual, diz estudo (O Globo – 14/12/2011)

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas