16/07/2010 – Basta à violência contra as mulheres, Rebecca Reichmann Tavares (Folha)

16 de julho, 2010

(Folha de S.Paulo) Em resposta à repercussão dos casos de Eliza Samudio e Mércia Nakashima, Rebecca Reichmann Tavares, representante do Unifem Brasil e Cone Sul (Fundo de Desenvolvimento das Nações Unidas para a Mulher), assina artigo publicado na seção Tendências/Debates em que faz um chamado para que governos e sociedade se unam no enfrentamento da violência contra as mulheres.

Lembrando que, segundo dados da Cepal (Comissão Econômica para América Latina e Caribe), 45% das mulheres da região já foram ameaçadas por companheiros ou ex-companheiros, a representante do Unifem ressalta que as causas e os efeitos da violência na vida das mulheres há muito têm sido objeto de preocupação e do trabalho das Nações Unidas – “que ganha mais força com a recém-criada ONU Mulheres – entidade das Nações Unidas para a Igualdade de Gênero e o Empoderamento das Mulheres”.

Rebecca Reichmann escreve que, apesar das medidas judiciais estabelecidas pela Lei Maria da Penha, classificada pelo Unifem como uma das três melhores legislações sobre violência contra a mulher em vigor no mundo, “a sua real aplicação é comprometida por um sistema que não consegue assegurar proteção às mulheres vítimas de violência. Da denúncia ao desfecho do processo judicial, são muitos os relatos de mulheres cujo caráter e depoimentos são desqualificados para reduzir a gravidade do ato criminoso de violência, seja esta física, psicológica, moral ou patrimonial”.

“Conclamamos a sociedade brasileira para que o sentimento de estarrecimento desses casos seja revertido em ações práticas, individuais e coletivas de denúncia e apoio às vítimas de violência. Unamos nossas forças, homens e mulheres, para o fim da violência e incorporemos a ideia de que a violência contra as mulheres é inaceitável, indesculpável e intolerável”, escreve a representante do Unifem no Brasil.

Acesse o artigo na íntegraBasta à violência contra as mulheres, Rebecca Reichmann Tavares (Folha de S.Paulo – 16/07/2010)

Contato com a autora:

Rebecca Reichmann Tavares – doutora em educação pela Universidade Harvard
Unifem Brasil e Cone Sul
Brasília/DF
(61) 3038.9280 – [email protected]

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas