16/09/2013 – Cartilha orienta no atendimento a mulheres vítimas de violência doméstica

16 de setembro, 2013

(Portal da Enfermagem) A Faculdade de Medicina da USP criou um documento que faz parte do Projeto Gênero, Violência e Direitos Humanos – Novas Questões para o Campo da Saúde, que aborda o tema da violência doméstica contra a mulher. Além de informações, a cartilha “O que devem saber os profissionais de saúde para promover os direitos e a saúde da mulher em situações de violência doméstica” dá dicas para o profissional da saúde sobre como lidar com a vítima.

Na cartilha são apresentados os motivos pelos quais a mulher não conta que sofreu violência, e entre eles estão a vergonha, culpa, temor pela sua segurança ou pela de seus entes queridos, entre outros. E também citados os principais motivos pelos quais os profissionais da saúde não perguntam: acreditam que violência doméstica não é um problema da área da saúde, alguns acham que a mulher merece ou pede o abuso, caso contrário já teria se separado, acham que a violência é um problema pessoal, e podem ofender a mulher caso perguntem, têm medo de represálias por parte do agressor etc.

Leia a reprodução da matéria na íntegra no Portal da Campanha Compromisso e Atitude pela Lei Maria da PenhaCartilha orienta no atendimento a mulheres vítimas de violência doméstica (Portal da Enfermagem – 16/09/2013)

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas