17/11/09 – Campanha mostra que violência contra mulher não é só física

20 de novembro, 2009

A Agência Câmara divulgou o lançamento da Campanha 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra as Mulheres, que neste ano vai mostrar as chamadas “violências sutis”, atos de violência moral, psicológica e de controle econômico, entre outros, que estão tão arraigados que muitas vezes são considerados naturais e não são percebidos como violência, até pelas próprias mulheres.

A Campanha dos 16 Dias é uma iniciativa mundial, que no Brasil é desenvolvida anualmente por uma rede de parcerias, nacionais, estaduais e municipais, que envolve governo, Legislativo e sociedade civil. O lançamento oficial da campanha aconteceu no Salão Nobre da Câmara e foi promovido pelas “bancadas femininas da Câmara e do Senado, a ONG Ações em Gênero, Cidadania e Desenvolvimento (Agende) e a Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres”.

A campanha envolve atividades de 25 de novembro a 10 de dezembro em mais de 158 países; no Brasil, a campanha começa em 20 de novembro e vai até 10 de dezembro.

Números

Em pesquisa DataSenado feita neste ano 62% das entrevistadas disseram conhecer mulheres que já sofreram violência doméstica e familiar. Entre os tipos de violência, os mais citados foram a física (55%), a moral (16%) e a psicológica (15%).

Veja o texto na íntegra: Agência Câmara – 17/11/09

Acesse a edição 2009 da Campanha dos 16 Dias
 

Indicação de fontes:

Marlene Libardoni – diretora
Agende – Ações em Gênero, Cidadania e Desenvolvimento
Brasília/DF
(61) 3273-3551
[email protected] 
[email protected]
Fala sobre: direitos das mulheres; violência contra a mulher

Valéria Pandjiarjian – advogada
Cladem (Comitê Latino-Americano e do Caribe para a Defesa dos Direitos da Mulher)
São Paulo/SP
(11) 5083-6320 / 9908-6743
[email protected]
Fala sobre: direitos das mulheres; violência doméstica

 

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas