18/12/2013 – Ministério Público busca atuação integrada para punir agressor e amparar vítima de violência sexual

18 de dezembro, 2013

(Compromisso e Atitude) Como em muitas situações, nos casos de estupro, é papel do Ministério Público zelar pela coleta de provas e orientar a população a denunciar o crime.  Porém, na avaliação de procuradores e promotores que atuam nesta frente, as ações da instituição não devem parar por aí: o amparo às vítimas que denunciam é uma ação complementar fundamental do MP, segundo os profissionais.

Nesse sentido, a atuação integrada com outros órgãos é destacada como a melhor maneira de enfrentar o problema da violência contra as mulheres, especialmente a violência sexual – tanto para o bom andamento do inquérito e punição do agressor quanto para a tutela da vítima.

“Hoje, o atendimento da mulher está muito focado na punição criminal. Isso faz com que a atuação toda seja feita a partir de uma matriz de sanção penal. Esse é um ponto que exige uma mudança de paradigma. Precisamos passar a atender essa vítima tendo como foco não só a prisão do infrator como também o atendimento integral da mulher”, explica o procurador Jefferson Dias, do Ministério Público Federal e da Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão (PRDC), na cidade de São Paulo.

Acesse a íntegra no Portal Compromisso e Atitude: Ministério Público busca atuação integrada para punir agressor e amparar vítima de violência sexual (Compromisso e Atitude, 12/11/2013)

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas