19/01/2014 – ‘A internet é um dos principais meios do tráfico humano’, diz representante de ONG

19 de janeiro, 2014

(Jornal do Dia) Segundo o Núcleo de Enfrentamento ao Tráfico Humano do Instituto de Mulheres do Amapá (IMA), o único caso que ainda não teve nenhum registro foi tráfico de pessoas com fim de remoção de órgão e tecidos

O tráfico humano consiste na prática que resulta na exploração e violação do direito das pessoas, ofendendo assim, os direitos humanos, pois oprime e escraviza a pessoa. É um crime que fere a dignidade humana e limita sua liberdade, seja mulher, criança ou adolescente. Esta é umas das questões mais graves presentes nas sociedades atuais.

O tráfico de pessoas tem várias finalidades e as mulheres são o principal alvo para fim de exploração sexual. Existem também os casos de remoção de órgãos e tecidos, adoção ilegal e trabalhos forçados análogos a condição de trabalho escravo.

Segundo o Núcleo de Enfrentamento ao Tráfico Humano, no Amapá, o único caso que ainda não teve nenhum registro foi tráfico de pessoas com fim de remoção de órgão e tecidos. Pessoas, cuja condição socioeconômica encontra-se vulnerável, tornam-se alvos fáceis das ações de traficantes.

No Brasil, as autoridades e órgãos competentes identificaram pelo menos 200 rotas do tráfico de pessoas. Em quatro anos, quase 500 casos foram registrados no país. O Amapá está entre os estados da federação que mais vem preocupando a polícia devido ao aumento dos casos.

Não existem números oficiais quanto a sua dimensão, mas, conforme relatório divulgado pelo Ministério da Justiça em parceria com o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crimes (UNODC), estima-se que em todo o mundo, cerca de três milhões de pessoas já foram vítimas do tráfico humano.

Acesse a íntegra no Portal Compromisso e Atitude: “A internet é um dos principais meios do tráfico humano”, diz representante do IMA (Jornal do Dia – 19/01/2014)

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas