14/02/2013 – Campanha contra violência de gênero se espalha por todo o mundo

14 de fevereiro, 2013

(EFE) A campanha global “One billion rising”, convocada pelo grupo V-Day para alertar sobre o aumento da violência contra a mulher, esteve presente nesta quinta-feira em diversos países do mundo em atos e manifestações.

O dia de hoje, data do aniversário da organização, criada pela autora do espetáculo teatral “Monólogos da Vagina”, Eve Ensler, foi escolhido para um evento mundial contra a violência de gênero.

O V-Day foi criada pelo grupo após a ONU divulgar que uma em cada três mulheres do mundo será estuprada ou sofrerá algum tipo de agressão ao longo de sua vida. Cidadãos de mais de 190 países foram convocados a dançar a se manifestar em prol da campanha, que também arrecada fundos para as vítimas.

A sede da ONU em Nova York foi palco de um baile especial contra a violência de gênero que contou com a participação da diretora-executiva da ONU Mulheres e ex-presidente do Chile, Michelle Bachelet, e do subsecretário-geral da organização, Jan Eliasson.

No Brasil, os autores da iniciativa anunciaram uma concentração neste sábado em frente ao Museu de Arte de São Paulo (MASP). “Convidamos as mulheres e aqueles que as amam a se levantar, dançar e pedir o fim da violência”, diz a convocação, que programou também atividades nas cidades de Brasília, Recife e Curitiba.

Milhares de pessoas, especialmente mulheres e adolescentes, de todas as classes sociais e religião, dançaram e cantaram hoje em diferentes pontos da Índia para exigir igualdade de gênero e o fim da violência contra a mulher, informou a imprensa local. Recentemente, uma jovem indiana morreu após sofrer um estupro coletivo em um ônibus na cidade de Nova Délhi.

No Reino Unido, centenas de pessoas se reuniram e dançaram em frente ao Parlamento do Reino Unido. Em Israel, voluntárias organizaram diversos atos e convocaram um evento em uma praça de Tel Aviv. Em outras cidades do país, como Jerusalém, Herzliya e Haifa foram realizadas danças coletivas.

Milhares de pessoas participaram das pelo menos 198 concentrações convocadas em várias cidades da Alemanha. No México, centenas de pessoas se reuniram junto ao emblemático Monumento da Revolução na Cidade do México para dançar uma coreografia.

 

Acesse em pdf: Campanha contra violência de gênero se espalha por cidades de todo o mundo (EFE – 14/02/2013)

 

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas