(BBC Brasil) Uma em cada três mulheres no mundo sofre violência doméstica, segundo um relatório publicado nesta terça-feira pela organização americana International Rescue Committee.
No oeste da África, região onde atua há dez anos, 60% das sobreviventes de violência atendidas pela ONG são vítimas da violência cometida por seus parceiros íntimos.
Em muitos países onde o estupro é usado como arma de guerra, é comum que os soldados mantenham seu comportamento abusivo mesmo depois de regressar à casa, disse a organização.
“Por mais de uma década temos visto uma transição irregular mas progressiva da região rumo à paz. Entretanto, as mulheres ainda vivem em insegurança”, afirma o relatório.
“Por toda a Costa do Marfim, Libéria e Serra Leoa, anos depois do fim oficial de guerras civis brutais, as mulheres ainda são intimidadas, ameaçadas e agredidas com uma frequência chocante.”
A ONG lembrou que a violência é um problema global e que a proporção de mulheres vítimas de violência doméstica é – por exemplo – de 36% nos Estados Unidos, 37% no Brasil, 15% no Japão.
Acesse em pdf: Uma em cada três mulheres sofre violência doméstica, diz relatório (BBC Brasil – 22/05/2012)