23/11/2011 – ONU lança campanha pelo fim da violência contra a mulher

23 de novembro, 2011

(Terra) A Organização das Nações Unidas lança uma iniciativa com 16 itens para acabar com a violência contra as mulheres. Em primeiro lugar está a educação em igualdade desde a infância. Foi o que declarou a diretora-executiva da ONU Mulheres, Michelle Bachelet. “Temos que trabalhar muito mais com as crianças e ensinar desde pequenos o respeito entre os seres humanos, entre homens e mulheres”, disse a ex-presidente do Chile (2006-2010) em entrevista à agência de notícias EFE.

No âmbito do Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres, celebrado no dia 25 de novembro, a ONU Mulheres está lançando uma chamada aos líderes mundiais para que apliquem em suas políticas 16 pontos-chave para acabar com toda forma de violência contra as mulheres.

Entre os outros passos, destaca-se o pedido aos governos para que ratifiquem os tratados internacionais sobre o assunto, adotem e reforcem suas legislações, desenvolvam planos de ação próprios, acabem com a impunidade nos casos de violência e garantam o acesso universal a serviços básicos de saúde e justiça.

Para a diretora-executiva da ONU Mulheres, é preciso acabar com o fato de que 603 milhões de mulheres ainda vivam em países onde a violência contra elas não é um delito, que mais de 60 milhões de meninas sejam dadas em casamento ainda menores, e que entre 100 e 140 milhões de mulheres e meninas tenham sofrido mutilação genital.

Leia também:
25/11/2011 – A violência contra mulheres e meninas, por Michelle Bachelet
Início da campanha ‘16 Dias de Ativismo’ marca Dia Internacional de combate à violência contra mulher (Adital – 25/11/2011)

Acesse na íntegra:
ONU lança campanha para acabar com violência contra a mulher (Terra – 23/11/2011)

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas