24/11/2011 – A culpabilização da vítima como justificativa – ou atenuante – para a violência sexual

24 de novembro, 2011

trust_davidschwimmer(Mulher 7×7-Blog Época) A repórter Natália Spinacé aborda a questão da culpabilização da vítima como “justificativa” – ou atenuante – para a violência sexual a partir da história contada no filme Confiar, dirigido por David Schwimmer, em que uma menina de 14 anos é estuprada por um homem que conhece na internet.

“Uma das cenas que mais chama a atenção é quando o pai de Annie, vivido por Clive Owen, resolve desabafar e contar o problema para um amigo do trabalho. Num primeiro momento, o colega se mostra surpreso e solidário, mas quando o personagem conta como o estupro tinha acontecido, o amigo comenta algo como ‘Ah? Foi assim? Então menos mal, achei que ela tivesse sido atacada’.”

“Não é raro ver no mundo real a mesma reação. Ver pessoas invertendo os papéis e colocando as vítimas de abuso sexual como responsáveis pelo crime que sofreram. Recentemente, vi a notícia de que uma funcionária de uma empresa teria sido estuprada por oito colegas de trabalho. Não contentes em estuprá-la, ainda filmaram e mostraram para outros funcionários. Eles alegaram que ela estava bêbada e consentiu. Segundo a polícia, o vídeo mostra a mulher desfalecida, sem condições de decidir qualquer coisa.”

“Aí aparecem os comentários ‘Mas ela precisava ter bebido tanto?’ ‘Precisava ter saído sozinha com oito homens?’ Não sei. Talvez ela pudesse ter evitado essa situação? Talvez. Mas, honestamente, não acho que nenhum desses argumentos justifique um crime tão covarde e hediondo. Aliás, nada justifica. E você? O que acha?”

“Ah, pra quem se interessou pelo filme, este é o trailer oficial legendado.”

Leia o post na íntegra: A vítima é a culpada?, por Natália Spinacé (Mulher 7×7-Blog Época)

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas