25/01/2012 – Copa 2014: programa vai capacitar mulheres vítimas de violência

398
0
Compartilhar:
image_pdfPDF

logo_qualificopa2014(Portal da Copa) O Distrito Federal possui um serviço destinado às mulheres vítimas de violência doméstica e que estejam em situação de risco em seus lares: a Casa Abrigo. A partir de agora, elas poderão realizar os cursos do programa Qualificopa, que tem como objetivo capacitar trabalhadores para atender as demanda da Copa do Mundo de 2014.

“As mulheres da Casa Abrigo normalmente não possuem renda, por isso ficam sujeitas à violência dos maridos. O Qualificopa é uma das vias para dar autonomia a elas”, destaca a secretária da Mulher do DF, Olgamir Amância.

Para participar das aulas, as mulheres receberão alguns cuidados para evitarem a exposição, já que passaram por situações de violência e permanecem na Casa por ainda correrem riscos. O governo providenciará transporte e segurança. Além disso, nem todas poderão realizar cursos no mesmo local, ainda que optem pelos mesmos currículos. Outro ponto a ser observado é que as mulheres não poderão realizar seus cursos próximos ao local onde moravam até ir para a Casa Abrigo.

Segundo Olgamir Amância, as mulheres ficaram bastante felizes ao saber que poderiam participar do Qualificopa, pois é uma maneira de melhorar a autoestima abalada pela situação a que foram submetidas. “Este é um resgate dessas mulheres. Uma oportunidade concreta de recomeçar. A partir de agora essas mulheres passarão a ser donas dos seus destinos”, comemora.

Um dos quesitos para se inscrever no Qualificopa é ter concluído pelo menos a 5ª série do ensino fundamental. Hoje estão na Casa Abrigo cerca de 25 pessoas, incluindo crianças pequenas que não podem ser separadas das mães.

Fonte: Agência Brasília

Acesse o pdf: Programa de capacitação será estendido a mulheres vítimas de violência (Portal da Copa – 25/01/2012)

Compartilhar: