25/03/2011 – Violência sexual em acampamentos de desabrigados no Haiti virou “epidemia”, denuncia ONG (AgBr)

26 de março, 2011

(Agência Brasil) Em 2010, ocorreram 465 casos de agressões sexuais contra crianças, jovens e mulheres que vivem em acampamentos para vítimas do terremoto ocorrido no Haiti em janeiro de 2010. Somente nos dois primeiros meses de 2011, foram registadas 90 denúncias. Mais de 800 mil haitianos ainda vivem em acampamentos depois de perderem suas moradias por causa do terremoto.

Em dezembro, as Nações Unidas apelaram às autoridades do Haiti para que tomassem providências no combate à violência sexual contra mulheres, jovens e crianças.

Epidemia de violência sexual e impunidade
De acordo com organizações não governamentais, o país está vivendo uma “epidemia de violência sexual e impunidade” e as mulheres agredidas não recebem atendimento de profissionais de saúde. Em dezembro, as Nações Unidas apelaram às autoridades do Haiti para que tomassem providências, mas o governo haitiano nega que isso esteja ocorrendo nos acampamentos.

Organizações de defesa dos direitos das mulheres convidaram uma delegação do Comitê Internacional dos Direitos Humanos para visitar o Haiti e comprovar as denúncias sobre os casos de agressão sexual.

Leia a matéria completa: Violência sexual em acampamentos de desabrigados no Haiti virou “epidemia”, denuncia ONG (Agência Brasil – 25/03/2011)

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas