(BOL) A brasileira Maria da Penha Maia Fernandes, símbolo da luta contra a violência às mulheres, foi condecorada com a Cruz da Ordem de Isabel a Católica, concedida pelo rei Juan Carlos da Espanha.
“Maria da Penha decidiu encarar a violência” cometida por seu ex-marido, que quis matá-la duas vezes e a deixou paraplégica, e “contribuiu” com seu sofrimento e luta para que “o caminho de todas as mulheres seja menos doloroso”, declarou o embaixador da Espanha no Brasil, Carlos Alonso Zaldívar, na cerimônia de condecoração.
Alonso Zaldívar destacou que o caso de Maria da Penha evidenciou uma situação que milhares de mulheres sofrem e contribuiu para a conscientização de um problema que “não é exclusivo do Brasil”, mas que se repete em todos os países do mundo.
Ao agradecer a condecoração, Maria da Penha avaliou as leis que penalizam a violência de gênero na Espanha, que considerou como “exemplo” para os demais países da União Europeia (UE), e garantiu que essas “lutas não são contra os homens, mas contra os agressores”.
A brasileira citou também os dados da ONU Mulheres, Entidade das Nações Unidas para a Igualdade de Gênero e o Empoderamento das Mulheres, segundo os quais “uma em cada três mulheres no mundo será vítima da violência doméstica durante sua vida”, e declarou que o combate às agressões domésticas deve ser considerado uma “luta global”.
Veja a notícia completa:
Espanha condecora Maria da Penha por luta contra violência às mulheres (BOL – 27/09/2011)