28/02/2013 – Congresso americano amplia lei sobre violência contra mulheres

28 de fevereiro, 2013

(G1) O Congresso dos Estados Unidos aprovou nesta quinta-feira (28) uma ampliação da Lei sobre a Violência contra as Mulheres (VAWA, na sigla em inglês) para dar mais proteção a milhões de mulheres vítimas de ataques e agressões sexuais.

A lei foi aprovada pela Câmara dos Representantes por 286 votos a favor e 138 contra, com 87 republicanos apoiando o bloqueio democrata. A lei se estende agora às nativas americanas, homossexuais e imigrantes.

A lei foi aprovada pela primeira vez em 1994, mas após expirar em 2012 a maioria republicana na Câmara tentou impor uma versão mais branda.

O texto “defende há algum tempo que nenhuma mulher é obrigada a sofrer em silêncio com a violência de gênero”, afirmou Nancy Pelosi, líder da minoria democrata na Câmara dos Deputados, logo após a votação.
O presidente Barack Obama, que festejou o acordo bipartidário, deve agora assinar o projeto de lei para que ela seja posto em prática.

“Esta lei salvou inúmeras vidas e transformou a maneira como tratamos as vítimas de abusos’, declarou em um comunicado, acrescentando que dará ‘um apoio crucial às vítimas de tráfico de pessoas, nacional e internacional”.

Acesse em pdf: Congresso americano amplia lei sobre violência contra mulheres (G1 – 28/02/2013)

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas