28/05/2013 – Seminário debate aumento em taxas de homícidos de mulheres

28 de maio, 2013

(Jornal da Câmara – DF) Autoridades do Legislativo e do Judiciário se reúnem hoje, na Câmara, para o seminário “Femicídio no Brasil” a fim de buscar estratégias para evitar o aumento no número de casos de assassinatos de mulheres no País. Segundo dados do Mapa da Violência no Brasil de 2012, entre os anos de 1980 e 2010, mais de 92 mil mulheres foram mortas violentamente, sendo 43,7 mil só na última década (veja na tabela também dados relativos aos últimos 30 anos).Organizado pela Frente Parlamentar Mista para o Aperfei- çoamento da Justiça Brasileira, em parceria com a Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), o seminário visa chamar a atenção do público em geral para o crescimento dos casos de homicídio de mulheres por razão de Hoje, mulheres são mortas por serem mulheres. Esse é o foco do debate Wellington Fagundes Alexandra Martins gênero. “Hoje, mulheres são mortas por serem mulheres. Esse é o foco do debate e acho importante que seja na Câmara, que é o lugar do povo”, afirma o deputado Wellington Fagundes (PR-MT).

Polícia e justiça -Tabém serão discutidas a atuação da polícia nesse tipo de assassinato e a eficiência da justiça criminal. “O objetivo é fazer com que as ações propostas e apresentadas no evento sejam integradas e articuladas para fazer com que esse fenômeno seja minimizado”, explica Fagundes.

Já confirmaram presença no evento o presidente do Tribunal de Justiça do Distrito Federal, desembargador Dácio Vieira; a representante da ONU no Brasil Rebeca Tavares; e o presidente da AMB, Nelson Calandra.

O seminário será realizado pela manhã (9h) e à tarde (14h) no auditório Freitas Nobre, na Câmara.

Acesse o pdf: Seminário debate aumento em taxas de homícidos de mulheres (Jornal da Câmara – DF – 28/05/2013)

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas