28/06/2012 – Brasileiras que moram na França e nos EUA terão disque-denúncia de violência doméstica

28 de junho, 2012

(Letícia González, do Blog Mulheres do Mundo, do site Marie Claire) A ministra Eleonora Menicucci, da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, anunciou nesta quarta-feira (27) a ampliação do serviço de denúncia de violência doméstica para mulheres que moram fora do Brasil. Em conversa com Marie Claire, a socióloga disse que o Ligue 180 internacional, que funciona em Portugal, Itália e Espanha desde janeiro, será levado também à França e aos Estados Unidos. O Líbano, de onde também há pedidos, deve ser incluído depois.

A linha é uma extensão da brasileira, que desde 2006 no Brasil e já recebeu mais de 2 milhões de denúncias de agressão. Ela funciona 24 horas por dia e tem atendimento gratuito e em português. Para falar com a equipe do serviço, as brasileiras que moram em Portugal, Itália e Espanha devem discar o número 180 seguido de 3. “Nestes cinco primeiros meses do serviço, atendemos a 70 mulheres que moram fora do país”, disse Eleonora. O serviço ajuda mulheres que sofrem maus tratos, são obrigadas a se prostituir ou trabalham em condições precárias. A ministra afirmou que França e Estados Unidos estão sendo priorizados por causa da demanda que apresentam. “As brasileiras procuram ajuda nas embaixadas e consulados nesses países”. Ainda não há, no entanto, previsão de quando o serviço comece a funcionar nos dois países.

Em 20 minutos de conversa, Eleonora respondeu a perguntas enviadas pelas leitoras de Marie Claire e comentou a atuação das mulheres na conferência climática Rio+20. Ela voltou a se posicionar sobre o corte da expressão “direitos reprodutivos” do texto final do encontro, defendendo a solução de consenso. “Não acho que a retirada impacta tanto porque eles (os direitos das mulheres) estão mantidos no parágrafo 16, que referenda os acordos da ONU de Cairo e Pequim (que estabelecem o direito das mulheres sobre sua vida reprodutiva)”, afirmou. Cada governo deve, segundo a ministra, programar suas próprias políticas para avançar na questão.

Acesse em pdf: Brasileiras que moram na França e nos EUA terão disque-denúncia de violência doméstica (Blog Marie Claire – 28/06/2012) 

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas