28/11/2012 – Evento internacional em Brasília debate violência contra mulher

28 de novembro, 2012

(Correio do Brasil) Na cerimônia de abertura da 2ª Cúpula da Parceria Global pelo Fim da Violência contra as Mulheres, nesta quarta-feira (28), a ministra Eleonora Menicucci, da Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM), reafirmou o compromisso do governo de Dilma Rousseff com a implementação das políticas publicas para as mulheres. O evento, que prossegue até amanhã (29), faz parte da campanha dos 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres.

A ministra disse ainda que “só é possível erradicar a violência contra a mulher com uma mudança de valores e comportamentos na sociedade brasileira, para que ela se torne mais justa, baseada no respeito, na autonomia e na igualdade entre homens e mulheres”.

O evento debate cooperação para a eliminação da violência de gênero com palestras de jornalistas, juízes e juízas, policiais, atrizes, representantes de ONGs de direitos das mulheres, entre outros, reunindo 50 especialistas de 12 países da América Latina, da África, do Oriente Médio, da Ásia e da Europa.
A ministra manifestou alegria pelo fato de que o evento internacional acontecer no Brasil e esperança de que os resultados contribuam para avançar a luta pelo fim dessa violência.

“Apesar das conquistas e dos esforços do Governo Federal e de parceiros do setor privado, como o Instituto Avon, o Brasil ainda é o 7ª colocado no Ranking dos países com maior número de homicídios de mulheres. São 4.465, por ano, segundo o mapa da violência, 43,7 mil somente na última década”, destacou a ministra.
A Lei é Mais Forte

Menicucci disse que para reverter esse quadro, a Secretaria de Políticas para as Mulheres lançou em agosto de 2012 a Campanha: Compromisso e Atitude: Lei Maria da Penha- A Lei é Mais Forte, que procura sensibilizar e motivar o sistema judiciário a combater a impunidade nos casos de violência contra a mulher, dando mais celeridade aos processos e julgamentos de assassinos e estupradores.

E, para marcar os 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres, a SPM lançou a segunda fase da campanha, com a adesão de empresas e organizações da sociedade civil. “Só assim é possível eliminar todas as formas de violência contra a mulher. Tenho muito orgulho de aproveitar este momento para assinar aqui e agora a parceria entre a SPM e o Instituto Avon, convicta de que tal ato motivará outras empresas e organizações a fazerem o mesmo”, afirmou a ministra.

Na solenidade, estiveram presentes a farmacêutica Maria da Penha Maia Fernandes, que deu o nome da lei que cria mecanismos para coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher, e a representante da Fundação Ford no Brasil, Nilcéa Freire, além da presidenta da Avon, Sheri S. McCoy; da Avon Brasil; David Legher, promotores do evento.

 

Acesse em pdf: Evento internacional em Brasília debate violência contra mulher (Correio do Brasil – 28/11/2012)

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas