30/01/2012 – Em média, 122 mulheres sofrem algum tipo de violência por mês em Ribeirão Preto

30 de janeiro, 2012

(Ribeirão Preto Online) Em média, 122 mulheres sofrem algum tipo de violência por mês em Ribeirão Preto. A DDM (Delegacia de Defesa da Mulher) no município registrou, no ano passado, 1.470 ocorrências desse tipo. Até setembro eram 1.088 casos. No último trimestre de 2011 foram 382 novos registros.

As denúncias mais comuns são as de agressões, mas variam entre casos de estupros e até homicídios. Os dados são da Secretaria de Segurança Pública, que disponibilizou apenas os números de 2011.

Durante o ano passado, a DDM registrou 1.356 casos de lesão corporal dolosa (intencional), um de lesão corporal culposa, cem casos de estupro, dez tentativas de homicídio e três homicídios dolosos (quando há intenção de matar).

Lei Maria da Penha

Segundo a Coordenadoria da Mulher da Prefeitura de Ribeirão Preto, o grande número de denúncias feitas à DDM está relacionado ao amparo dado a essas mulheres pela lei Maria da Penha. Sancionada em agosto de 2006, a lei determina que agressões, antes consideradas consequências de uma briga conjugal, fossem enquadradas como crime.

Denúncias

As mulheres que sofrerem qualquer tipo de agressão devem procurar a DDM para registrar um boletim de ocorrência (BO) contra o seu agressor. A denúncia deve ser feita para que ela assegure seus direitos relacionados à lei Maria da Penha, sejam por violência doméstica, agressão física, verbal ou moral, quanto também pelos seus direitos fora da residência, no trabalho ou convívio social.

Para registrar uma denúncia, o cidadão pode utilizar o telefone 181 ou mesmo o site da Secretaria de Segurança Pública.

Dependendo do caso informado, a polícia pode pedir uma restrição junto ao judiciário, o que faz com que o possível agressor tenha que manter distância da vítima, sob pena de prisão por descumprimento da restrição.

A Delegacia da Mulher em Ribeirão Preto fica na rua Duque de Caxias, 1.048. O telefone é o (16) 3610-4499.

Acesse o pdf: Em média, 122 mulheres sofrem algum tipo de violência por mês em Ribeirão Preto (Ribeirão Preto Online – 30/01/2012)

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas