Abuso sexual contra mulheres no esporte é tema de debate

03 de outubro, 2016

A Comissão Mista de Combate à Violência contra a Mulher debaterá em audiência pública interativa na quarta (5), a partir das 14h30, o abuso sexual e a violência contra meninas e mulheres no meio esportivo. Deverão participar atletas e dirigentes do setor.

(Agência Senado, 03/10/2016 – acesse no site de origem)

Entre os convidados para o debate, estão o ministro do Esporte, Leonardo Picciani; o presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro, Andrew Parsons, e o coordenador do Núcleo de Gênero Pró-Mulher do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios, Thiago André Pierobom de Ávila.

Também foram chamadas para a audiência as atletas Fabiula da Silva Pinto, Valéria Schmidt e Paula Renata Marques Pequeno.

Um caso de abuso que se tornou conhecido e que foi divulgado pela própria vítima é o da nadadora Joana Maranhão. Ela contou que sofreu abuso sexual de seu treinador aos 9 anos de idade. O fato inspirou a lei que mudou as regras para a prescrição desse tipo de crime (Lei 12.650/2012). Joana Maranhão foi convidada, mas informou que não poderá participar do debate. Também convidado o presidente do Comitê Olímpico do Brasil, Carlos Arthur Nuzman, não comparecerá.

A comissão é presidida pela senadora Simone Tebet (PMDB-MS). A audiência ocorrerá na sala 9 da Ala Alexandre Costa. Quem quiser participar com comentários ou perguntas pode enviá-los para os canais de interatividade do Senado.

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas