Conselho da ONU aprova medidas contra tráfico humano em conflitos

20 de dezembro, 2016

O Conselho de Segurança da ONU aprovou nesta terça-feira sua primeira resolução com medidas específicas dirigidas a combater o tráfico humano em situações de conflito.

(UOL, 20/12/2016 – acesse no site de origem)

O texto, impulsionado pela Espanha, foi adotado por unanimidade em uma sessão presidida pelo chefe do Executivo espanhol, Mariano Rajoy.

A resolução reivindica aos governos uma série de ações para tentar conter o tráfico de pessoas em guerras ou em zonas afetadas pelo terrorismo e para proteger as vítimas destes crimes, ao mesmo tempo que pune com sanções da ONU os responsáveis.

A iniciativa espanhola surgiu da constatação de que os conflitos aumentam o risco de tráfico humano, que grupos armados como Daesh (acrônimo em árabe de Estado Islâmico), Boko Haram e alguns grupos criminosos utilizam como arma de guerra e de financiamento.

A resolução do Conselho de Segurança reconhece que as mulheres e meninas são as principais vítimas destes crimes e lembra que o tráfico termina frequentemente em exploração e violência sexual.

Caso haja violência sexual por mãos de grupos terroristas, o Conselho afirma que devem ser classificadas como “vítimas de terrorismo” na hora de ter acesso ao apoio oficial e reconhecimento.

O texto pede que todos os Estados iniciem ações imediatas para “prevenir, criminalizar, investigar, perseguir e assegurar prestação de contas” dos envolvidos no tráfico de pessoas.

O documento reivindica, além disso, o impulso à cooperação internacional perante estes crimes e pede que seja oferecida uma adequada atenção às vítimas.

Por sua vez, os 15 membros do Conselho de Segurança expressam a intenção de considerar sanções contra indivíduos e entidades envolvidas no tráfico de pessoas e em violência sexual em áreas de conflito.

Além disso, pediram às agências da ONU que operam em zonas de guerra e pós-guerra que levem em conta os riscos de tráfico humano na hora de avaliar as necessidades de proteção da população.

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas