Dossiê revela que mais da metade das vítimas de estupro no RJ são menores de 14 anos

07 de agosto, 2017

Documento registra números dos principais crimes cometidos contra mulheres. Segundo o ISP, 15,5% dos registros de mortes de mulheres ocorridas no último trimestre de 2016 foram qualificadas como feminicídios.

(G1, 07/08/2017 – acesse no site de origem)

A 12ª edição do Dossiê Mulher, divulgado nesta segunda-feira (7) pelo Instituto de Segurança Pública (ISP), revela o índice dos principais crimes que as mulheres sofrem diariamente. E, segundo os dados, 55,5% das vítimas de estupro são menores de 14 anos. Ainda segundo o levantamento, 15,5% dos registros de mortes de mulheres ocorridas no último trimestre de 2016 foram qualificadas como feminicídios – homicídio doloso praticado por a vítima ser mulher.

O dossiê faz um levantamento dos principais crimes cometidos contra mulheres no ano passado, como estupro, feminicídio, lesão corporal grave e ameaça, entre outros. Os números mostram que no primeiro semestre deste ano, de janeiro a junho, foram registradas 37 mortes. Nos últimos três meses do ano passado foram 16 mortes violentas de mulheres. Em relação aos homicídios tentados contra mulheres, 42 casos – equivalentes a 27,3% do total de ocorrências – foram classificados como tentativas de feminicídio.

anto aos estupros, o documento informa que houve registro de 4.705 casos em 2016, sendo que 55,5% eram de meninas de até 14 anos.

Os dados do ISP mostram que parte dos crimes cometidos contra mulheres tem como autor uma pessoa com algum grau de intimidade com a vítima, como companheiros e ex-companheiros, parentes, amigos ou vizinhos.

Nos casos de estupro, em 38,9% das vezes os acusados tinham alguma relação com as vítimas, em 8,9% eram companheiros ou ex-companheiros. Já a lesão corporal dolosa tem 69,7% do total de casos cometidos por pessoas próximas à vítima (sendo 52% de cônjuges ou ex-cônjuges), sendo que 61% dos casos ocorreram dentro da residência.

Este ano, de janeiro a junho, foram 37 assassinatos e 119 tentativas de homicídio doloso. Alguns desses crimes são subnotificados, ou seja, não são denunciados na medida que deveriam, como por exemplo, assédio sexual . No ano passado forma 126 casos, um número muito baixo. Outro crime subnotificado, com 588 vítimas, é de importunação ofensiva ao pudor, quando a vítima mulher é incomodada em local público.

Como denunciar

As denúncias podem ser feitas em qualquer delegacia, mas as vítimas podem procurar uma das 15 unidades da Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (Deam). A lista pode ser encontrada no site da Polícia Civil.
As denúncias também podem ser feitas pela Central de Atendimento à Mulher do governo federal, pelo telefone 180. E há ainda o canal do Disque-Denúncia, pelo telefone 2253-1177.

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas