Governo lança campanha para o enfrentamento à violência sexual contra as mulheres

22 de novembro, 2016

O Governo Federal, por meio da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres (SPM) do Ministério da Justiça e Cidadania, dará início oficial no Brasil às atividades da campanha mundial “16 Dias de Ativismo pela Eliminação da Violência contra as Mulheres”, em cerimônia realizada em Brasília, no dia 25 de novembro, em parceria com a ONU Mulheres.

(SPM, 22/11/2016 – acesse no site de origem)

Neste ano, a SPM propõe à sociedade uma reflexão sobre o enfrentamento à violência sexual, por meio da desconstrução de práticas cotidianas que reproduzem comportamentos machistas, vivenciados por homens e mulheres. Com o slogan “Machismo. Já Passou da Hora. #PodeParar”, a Secretaria pretende apresentar aos brasileiros a ideia de que pequenas atitudes levam a grandes violências.

Fátima Pelaes, argumenta que, para enfrentarmos a violência é preciso atingir “a raiz do problema”. “São as ações no dia a dia, que muitas vezes praticamos sem perceber, que fomentam a violência sexual, doméstica e até mesmo o feminicídio. Essas ações explicam, por exemplo, o resultado de pesquisas como a que considera a mulher culpada pelo estupro que sofre. É isso que precisamos combater”.

Nas redes sociais, serão trabalhadas peças que irão explicar contextos de violência sexual, como o que chamamos de pornografia de vingança (distribuição de imagens íntimas na internet sem autorização, após o fim de um relacionamento), o não é não, o assédio sexual no ambiente de trabalho, a violência sexual conjugal, entre outros.

Além das peças publicitárias, também os prédios públicos serão iluminados com a cor laranja, que simboliza as mobilizações em mais de 160 países.

Durante a cerimônia, a ONU Mulheres fará o anúncio dos vencedores do Concurso de vídeos de 1 minuto “O Valente não é violento”, destinado a estudantes de ensino médio e profissionais de audiovisual. Também fará a exibição do documentário “Vamos falar com os Homens”, realizado em parceria com a ONG Papo de Homem.

16 dias de ativismo

A Campanha “16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres” é uma mobilização anual, praticada simultaneamente por diversos atores da sociedade civil e poder público engajados nesse enfrentamento. Desde sua primeira edição, em 1991, já conquistou a adesão de cerca de 160 países. Mundialmente, a Campanha se inicia em 25 de novembro, Dia Internacional da Não Violência contra a Mulher, e vai até 10 de dezembro, o Dia Internacional dos Direitos Humanos, passando pelo 6 de dezembro, que é o Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres.

Dados

A responsabilização da mulher por atos de violência sexual – medida pela pesquisa realizada pelo Datafolha, realizada entre os dias 1° e 5 de agosto de 2016, encomendada pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP) – acendeu o debate em torno do assunto no país. Mais de um terço da população brasileira (33%) consideram que a vítima é culpada pelo estupro, informou o levantamento. A pesquisa mostrou ainda que 65% da população têm medo de sofrer violência sexual.

Segundo o Anuário Brasileiro de Segurança, divulgado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, foram 45.460 casos de estupro no país em 2015. São cerca de 125 vítima por dia, ou seja, cerca de 5 mulheres violentadas por hora.

O tema da campanha do Governo Federal para a edição de 2016 não é uma escolha aleatória. Os dados do serviço Ligue 180 confirmam que é urgente uma mudança de conceitos, que conduzam à convivência igualitária de direitos entre homens e mulheres.

O Ligue 180 registrou um aumento de 147% de relatos de estupro no primeiro semestre de 2016, comparado ao mesmo período de 2015. O número representa 13 relatos por dia. A boa notícia é que dos 67.962 relatos de violências registrados na Central, entre janeiro e junho de 2016, 32% não foram registrados pelas próprias vítimas, mas por pessoas próximas. O dado aponta para uma maior conscientização da sociedade sobre o fenômeno da violência de gênero, indicando que cada vez mais amigos/as, familiares e vizinhos/as ligaram para o Ligue 180 a fim de relatar situações de violência sofridas por mulheres.

Serviço:

Lançamento da Campanha dos 16 Dias de Ativismo pelo Enfrentamento à Violência Sexual
Horário: 9h30
Data: 25 de Novembro
Local: Teatro do Centro Cultual Banco do Brasil – Setor de Clubes Esportivos Sul – Trecho 02 Lote 22 – Brasília-DF

Comunicação Social

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas