“Eu apoio e luto com vocês, Brasil. Viva Marielle e Anderson!”, escreveu a atriz em seu Instagram.
(HuffPost Brasil, 20/03/2018 – acesse no site de origem)
Para Viola Davis, Marielle Franco, assassinada no Rio de Janeiro no dia 15 de março, foi uma “mulher forte”. A atriz norte-americana, na tarde desta terça-feira (20), prestou uma homenagem à vereadora do Psol e a Anderson Pedro Gomes, motorista que também foi morto junto com ela na ação criminosa.
“Acabo de saber sobre esta mulher corajosa, #MarielleFranco, que lutou pelos direitos dos pobres nas favelas”, escreveu nas redes sociais a ganhadora do Oscar de melhor atriz coadjuvante pelo longa Um limite entre nós (2016). “Eu apoio e luto com vocês, Brasil!!”, continua. “Viva Marielle e Anderson!!!”, ela conclui.
A morte de Marielle ganhou repercussão internacional: O The New York Timese o The Guardian foram alguns do jornais a noticiar morte da vereadora, assim como o The Washington Post, que estampou o caso em sua manchete nesta terça-feira (20).
#MariellePresente pic.twitter.com/R5dXfd3i0e
— Carol Pires (@pirescarol) 20 de março de 2018
A reportagem do Washington Post afirma que Marielle se transformou em um “símbolo global” e lembra uma fala da parlamentar: “Em uma sociedade que se vê como pós-racial, a matança não era apenas uma guerra contra os pobres. Mas contra os negros.”
Também no último domingo (18), outra artista estrangeira já havia lembrado Marielle: em show na Praça da Apoteose, no Centro do Rio, a cantora Katy Perry exibiu no telão uma foto de Marielle e levou ao palco a irmã e a filha da vereadora. Após abraçá-las, Katy ficou entre as duas e pediu um momento de silêncio para homenagear a parlamentar assassinada.
Katy Perry maravilhosa dando suporte à irmã e à filha de Marielle Franco na #WitnessTheTourRJ pic.twitter.com/s2VRrtyEEK
— BCharts (@bchartsnet) 19 de março de 2018
Em seguida, Katy deu um longo abraço nas familiares de Marielle e, por fim, dedicou a canção Unconditionally à vereadora.
Nesta terça (20), assim que Viola Davis publicou a homenagem, o nome da protagonista de How To Get Away With Murder ficou entre os assuntos mais comentados no Twitter no Brasil.
viola deu seus sentimentos a morte da marielle e apoio a quem tá lutando
eu só me orgulho dela
— aída (@stylesbct) 20 de março de 2018
Nós também.
Andéa Martinelli