Número de denúncias por assédio sexual cresce na França

29 de janeiro, 2018

Reação de atrizes nos EUA e na Europa fez com que denúncias de estupro crescessem 12% em 2017 em relação ao ano anterior

(O Estado de S. Paulo, 29/01/2018 – acesse no site de origem)

A reação de atrizes de cinema nos Estados Unidos e na Europa contra o assédio fez crescer em 2017 o número de denúncias por violência sexual em 12% em relação ao ano anterior na França – com um pico de testemunhos após a revelação do caso Weinstein. Esse foi o principal efeito visível até aqui da mobilização social envolvendo a questão sexual no país após a onda de manifestações #meetoo e #balancetonporc nas redes sociais no final do ano.

Um relatório publicado pelo Ministério do Interior da França nesta semana indicou que as denúncias de estupro e de agressões sexuais – inclusive assédio – levadas ao conhecimento das polícias civil e militar no país cresceram 12% e 10%, respectivamente. O levantamento indica ainda que o crescimento foi mais pronunciado no final do ano, após a revelação do caso envolvendo o produtor de cinema americano Harvey Weinstein nos Estados Unidos. Após a eclosão do escândalo pela revista The New Yorker, campanhas foram lançadas nas redes sociais para estimular denúncias contra agressores sexuais. Na França, a reação gerou uma hashtag específica, #DenuncieSeuPorco, na tradução livre.

Nesse mesmo período, concentrado no quarto trimestre de 2017, as denúncias cresceram 31,5% às autoridades francesas. As queixas de casos de estupro, em particular, aumentaram 18% no período em relação ao ano anterior. “Vê-se mais revelações às forças de segurança de fatos eventualmente mais antigos, no contexto do movimento de tomada da palavra por mulheres após as revelações do caso Weinstein”, diz o documento do Ministério do Interior.

Das mais de 40 mil denúncias recebidas, pelo menos um quarto diz respeito a relações intrafamiliares, ou seja, de violência envolvendo pessoas da mesma família. O relatório traz ainda a análise de Ernestine Ronai, codiretora da Comissão de Violências do Alto Conselho para a Igualdade entre Mulheres e Homens. “O movimento de liberação da palavra faz com que mulheres se sintam mais fortes”, afirma a expert. “Elas acreditam que serão mais críveis, mais ouvidas e mais levadas em consideração.”

O mesmo relatório das autoridades adverte, porém, que a violência sexual continua a ser amplamente subnotificada às autoridades, o que distorce os números registrados pelo Ministério do Interior. Em solo francês, a polêmica sobre o tema também foi catapultada pela discussão intelectual entre grupos feministas e um coletivo de 100 personalidades, entre as quais a atriz Catherine Deneuve, que assinaram um manifesto publicado pelo jornal Le Monde contra o suposto denuncismo, pelo que chamaram de “direito de importunar” e em defesa da liberdade sexual.

Após a controvérsia suscitada pelo artigo, Catherine Deneuve escreveu ao jornal Libération para lembrar que ela foi uma das personalidades que se lançaram à luta em favor da legalização do aborto na França e reafirmar suas ideias sobre a independência e a liberdade sexual, conquistas das últimas décadas. Mas, no mesmo texto, ela pediu desculpas às mulheres – “e apenas a elas” – que foram vítimas de violências sexuais e que eventualmente se sentiram chocadas pelo manifesto.

NÚMERO

18% cresceram as queixas de casos de estupro, em particular, às autoridades francesas no quarto  trimestre de 2017 em relação ao ano anterior

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas