Balanço semestral da Central de Atendimento à Mulher – Ligue 180

10 de agosto, 2012

(Secretaria de Política para as Mulheres) O balanço semestral da Central de Atendimento à Mulher – Ligue 180, da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM-PR), foi publicado como parte das ações da Secretaria nos seis anos da Lei Maria da Penha. O informativo tem apresentação da ministra Eleonora Menicucci, da SPM, sobre a importância do serviço para a população brasileira. Contém, ainda, dados sobre os atendimentos feitos nos seis anos de vigência da Lei Maria da Penha e no primeiro semestre deste ano, trazendo o ranking por estados e, pela primeira vez, por capitais e municípios.

As agressões físicas provocadas pelos companheiros lideram o ranking, sendo que 52% dessa violência são de risco de morte. O informativo traz também o perfil da violência doméstica e dos agressores, a frequência das agressões e depoimentos das vítimas, de autoridades e de representantes da sociedade civil.

“Graças ao atendimento do 180, saí daquele ciclo de violência e meu agressor está preso”, relatou uma vítima de violência doméstica. Outra mulher que recorreu ao Ligue 180 ressaltou que, “mo momento em que estamos muito nervosas, precisando de ajuda, as atendentes, conversam com a gente como se fossem psicólogas e nos acalmam, além de passarem as informações que precisamos”.

A presidente da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) sobre Violência contra a Mulher no Brasil, deputada Jô Soares, ressaltou que a Central de Atendimento à Mulher – Ligue 180 é uma porta de entrada para a proteção das mulheres vítimas de violência doméstica. “A escuta sigilosa e a orientação do que fazer, garantidos pelo 180, propiciam à vítima da agressão o que ela precisa para dar o primeiro passo na construção de sua cidadania”.

O governador de Pernambuco, Eduardo Campos, destacou a Central de Atendimento à Mulher. “Nos seis anos da Lei Maria da Penha, Pernambuco apresenta uma queda de 25% na taxa de homicídios de mulheres. Para esse resultado, o Ligue 180 foi um grande aliado do nosso programa de Segurança Pública”, assinalou.

Para Maria Amélia de Almeida Teles, da União de Mulheres de São Paulo e da coordenação do projeto Promotoras Legais Populares, o serviço oferecido pelo Ligue 180 é imprescindível para a implementação da Lei Maria da Penha e de políticas públicas de enfrentamento à violência contra as mulheres

Acesse a publicação: Balanço semestral Disque 180

 

Acesse em pdf: SPM lança informativo com o balanço semestral e dos seis anos do Ligue 180 (Secretaria de Política para as Mulheres – 10/08/2012)

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas