Revelação de Xuxa sobre abuso sexual na infância tem grande repercussão

27 de maio, 2012

O corajoso relato da apresentadora Xuxa Meneghel, de que foi abusada sexualmente durante a infância e o começo da adolescência [veja abaixo], tem recebido elogios de autoridades e especialistas, mas também críticas de alguns colunistas de veículos de mídia. 

Logo após ter feito a revelação, feita no programa Fantástico, da Rede Globo, Xuxa recebeu várias mensagens de solidariedade e pedidos de entrevista. Em seguida, postou em sua conta no Facebook:

“Oi gente, muito obrigada por toda essa demonstração de carinho. Eu não me sinto bem falando mais desse assunto. Espero que vcs entendam e aceitem minha decisão. Eu não quero mais falar. Eu queria ajudar crianças que passam ou passaram pelo que eu passei, que elas falem, denunciem, não fiquem se sentindo culpadas. Mães, ouçam seus filhos e acreditem em tudo que eles falam, prestem atenção se eles mudarem em alguma coisa. Meu sonho é que um dia nenhuma criança sofra qualquer tipo de violência doméstica. Quando a gente sonha sozinho a gente chega longe,mas quando a gente sonha com muita gente, chega mais rápido e muito mais longe!.” – Xuxa comenta em seu Facebook sobre repercussão de entrevista ao ‘Fantástico’ (Estadão.com – 21/05/2012)

Além de comentários diretamente relacionados à revelação de Xuxa, a notícia também estimulou a imprensa a dar atenção ao tema da violência sexual contra crianças e adolescentes.

Veja as principais repercussões da declaração da apresentadora na imprensa:

‘É preciso dizer a garotas que sofrem abuso, como Xuxa, que a culpa não é delas, é de homens obscenos.’ – Pesadelo de menina, por Debora Diniz (O Estado de S. Paulo – 27/05/2012)
Xuxa, por Marta Suplicy (Folha de S.Paulo – 26/05/2012)
Xuxa e a doença do coração de pedra, por Cristiane Segatto (Época – 25/05/2012)
Abuso sexual: O longo caminho da superação (IstoÉ – 25/05/2012)
O passado de Xuxa (IstoÉ – 25/05/2012)
Um depoimento que pode ajudar, por Lía Martins de Almeida (Observatório da Imprensa – 24/05/2012)
Após revelação de Xuxa, Disque 100 recebe 285 mil ligações (G1 – 23/05/2012)
Abuso sexual: Veja a força de Xuxa e do ‘Fantástico’, da TV Globo. A Secretaria Nacional de Direitos Humanos recebeu mais de 220 mil ligações, desde domingo, depois que a apresentadora disse ter sofrido violência sexual quando era criança. É um recorde de denúncias.” (Coluna de Ancelmo Gois – O Globo – 23/05/2012)   
Caso Xuxa e aprovação de lei sobre pedofilia provocam crise em Joanna Maranhão (UOL Notícias – 23/05/2012)
Sasha foi avisada sobre entrevista polêmica de Xuxa (R7 Notícias – 22/05/2012)
Violência doméstica: Xuxa reacende importância de denunciar abusos (SRZD – 22/05/2012)
CPI sobre exploração sexual quer ouvir Xuxa (UOL Notícias – 22/05/2012)
Abuso sexual é o 2º tipo mais comum de violência contra crianças, diz Saúde (G1 – 22/05/2012)
Violência sexual, por Sonia Racy (Estadão.com – 22/05/2012)
Ministra destaca coragem de Xuxa ao revelar estupro (O Estado de S. Paulo – 22/05/2012)

Em quatro meses, Disque 100 recebe três mil denúncias de abuso infantil (O Globo – 22/05/2012)
Declarações de Xuxa auxiliam campanhas de combate ao abuso infantil, avaliam especialistas (UOL Notícias – 22/05/2012)

A coragem de Xuxa, por Walcyr Carrasco (Época – 20/052012)
Irmão soube dos abusos sofridos por Xuxa pelo ‘Fantástico’ (O Globo – 21/05/2012)


(O Estado de S. Paulo) A apresentadora Xuxa Meneghel, de 49 anos, disse ontem ao Fantástico, da Rede Globo, que foi abusada sexualmente durante a infância e o começo da adolescência. “Com 13 anos foi a última vez”, declarou. Segundo ela, os abusos ocorreram “várias vezes” e seu pais não foram avisados porque ela tinha medo de contar.

“Tinha medo de falar para o meu pai e meu pai achar que era eu que estava fazendo isso, porque uma vez foi com o melhor amigo dele, o cara que queria ser meu padrinho. Eu não podia falar com a minha mãe, porque uma das vezes foi com o cara que ia casar com a minha avó, mãe dela. Então a errada era eu? Eu não sabia o que era. E os professores. O professor chegou para mim e falou: ‘Não adianta você falar porque entre a palavra de um professor e um aluno eles vão acreditar no professor.’ E até hoje, se você me perguntar, ainda acho que foi por minha culpa”, relatou.

A revelação foi feita no quadro ‘O que vi da vida’, no qual personalidades fazem um apanhado de sua história. O depoimento de Xuxa durou 25 minutos.

[Assista ao vídeo exibido no programa Fantástico]

O assunto foi detalhado quando a apresentadora falava sobre suas ações com crianças moradoras de rua. Ela disse ter ouvido histórias de crianças que foram para as ruas para fugir de abusos sexuais e disse que sabia o que elas tinham passado. “Eu fui abusada. Eu sei o que é, o que uma criança sente. A gente sente vergonha, a gente não quer falar sobre isso, acha que a gente é culpada”, disse. “Tinha vergonha, me calava, me sentia mal, me sentia suja. Se não tivesse o amor da minha mãe, teria ido embora.”

Xuxa disse que não lembra quando aconteceu o primeiro caso. “Não lembro direito, porque era muito nova. Me lembro do cheiro, tinha cheiro de álcool e eu não sei quem foi. Depois, aconteceram muitas vezes.”

Xuxa chorou várias vezes durante o depoimento e disse que se questionava se isso acontecia por algo que ela tinha, ou pelo modo como se vestia. “Pelo fato de eu ser muito grande, (pelo fato de) eu chamar a atenção.”

Xuxa não disse se chegou a procurar a polícia ou buscou outras formas de punir as pessoas que abusaram dela nem comentou se o assunto foi discutido com os pais mais tarde. “O cara, o adulto, o homem, a mulher, a pessoa que faz isso sabe o que faz. Mas a criança não”, afirmou, acrescentando que os pais poderiam ter notado que, às vezes, ela ficava calada após os abusos.

Durante a entrevista, a apresentadora ainda falou sobre seus relacionamentos passados, como com o jogador de futebol Pelé e o piloto Ayrton Senna – que ela disse ter sido o grande amor de sua vida. Ainda abordou a dificuldade de encontrar companheiros atualmente, disse que não se acha bonita e relacionou esse sentimento aos abusos sofridos.

Acesse o pdf: Xuxa revela na TV ter sofrido abuso sexual até os 13 anos (O Estado de S. Paulo – 21/05/2012)

 

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas