Especialistas falaram sobre as causas do aumento de mortes violentas no país e também debateram possíveis soluções.
(G1, 26/09/2017 – acesse no site de origem)
O G1 realizou nesta terça-feira (26) um debate sobre as 1.195 mortes registradas pelo Monitor da Violência, projeto especial que inaugura uma parceria entre o G1, o Núcleo de Estudos da Violência da USP (NEV) e o Fórum Brasileiro de Segurança Pública. Especialistas analisaram o levantamento nacional, fizeram diagnósticos e também debateram possíveis soluções para o problema.
Um dos participantes foi Sérgio Adorno, sociólogo e coordenador do NEV, que defendeu a luta pelo direito à vida. “Há desigualdade de diretos. Precisamos desse sentimento comum de que a vida tem que ser protegida independente da raça, religião, classe, gênero, idade. Deve ser um valor fundamental.”
Também participaram do debate Jurema Werneck, diretora-executiva da Anistia Internacional no Brasil; Débora Prado, jornalista e coordenadora de projetos especiais do Instituto Patrícia Galvão; Elisandro Lotin, da Polícia Militar de SC, presidente da Associação Nacional de Praças (Anaspra) e conselheiro do Fórum Brasileiro de Segurança Pública; e o editor-chefe do G1, Renato Franzini. A conversa foi mediada pela repórter e apresentadora Paula Paiva Paulo.
Veja o vídeo do primeiro bloco acima e, logo a seguir, assista às demais partes: