“O assédio expulsa a mulher do mercado de trabalho”, analisa Ana Addobbati

24 de fevereiro, 2022

Situações de violência de gênero no trabalho são mote do novo vídeo da Agência Patrícia Galvão

(Agência Patrícia Galvão |  24/02/2022)

Relatos de constrangimento e assédio no ambiente profissional são o mote do quinto vídeo da série Violência e assédio contra as mulheres no trabalho produzida a partir dos dados da pesquisa de opinião Percepções sobre a violência e o assédio contra mulheres no trabalho, realizada pelo Instituto Patrícia Galvão e Instituto Locomotiva, com apoio da Laudes Foundation.

De acordo com a consultora em gênero e cofundadora da Women Friendly e CEO da Viven – Cidadãos para um Amanhã Melhor, Ana Addobbati, que participa do vídeo, “por vivermos numa sociedade extremamente violenta, muitas vezes aquela piada que desrespeita e o mau uso de poder para conseguir o que quiser da funcionária podem parecer um problema menor, mas não é. O assédio expulsa a mulher do mercado de trabalho, faz com que profissionais que poderiam estar ali dando o melhor do seu potencial adoeçam e peçam demissão”, comenta Ana.

Conforme o levantamento, a maioria das trabalhadoras que sofreram violência e assédio não se sentiu confiante para formalizar uma denúncia. Para 32%, a situação não era grave para levar o caso adiante, 11% sentiram dificuldade, pois o agressor era seu superior e 10% indicaram que o fato já tinha ocorrido outras vezes com outras pessoas e nada havia sido feito. Saiba mais sobre a pesquisa.

Assista aos vídeos da série

Violência e desigualdades de gênero no trabalho;

Violência, constrangimento e assédio no trabalho: uma realidade na vida das mulheres brasileiras, com Patrícia Maeda, do Tribunal Regional do Trabalho (15ª Região Campinas/SP);

Violência doméstica e familiar: qual é o papel das empresas no apoio às mulheres vítimas?, com Daniela Grelin, da Coalizão Empresarial Pelo Fim da Violência Contra Mulheres e Meninas;

Convenção 190 pode mudar vidas.

 

Saiba mais sobre a pesquisa aqui.

 

 

 

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas