Loretta Lynch será primeira secretária de Justiça negra dos EUA

23 de abril, 2015

(G1, 23/04/2015) Nomeação, feita por Obama em novembro, foi aprovada pelo Senado. Aos 55 anos, ela já atuou em diversos casos de corrupção e terrorismo.

O Senado dos Estados Unidos confirmou nesta quinta-feira (23) a procuradora-geral Loretta Lynch como chefe do Departamento de Justiça, o que a torna a primeira mulher afro-americana a ocupar esse cargo.

Cinquenta e seis senadores, de um total de 99, votaram a favor desta mulher de 55 anos, que atuou supervisionando vários casos de corrupção, crime organizado e terrorismo.

No início de novembro, o presidente Barack Obama designou Loretta Lynch, atualmente procuradora federal do Brooklyn (Nova York), para suceder Eric Holder, que anunciou em setembro passado sua decisão de abandonar o cargo que ocupa desde 2008.

Mas a nomeação da primeira mulher negra a ocupar este cargo precisou ser confirmada pelo Senado. Lynch se apresentou em várias audiências a uma comissão do Senado, mas a confirmação foi retardada até esta quinta-feira pelos republicanos, que controlam Câmara e Senado.

Filha de uma bibliotecária e de um pastor da igreja Batista, nascida na Carolina do Norte, em 1959, Lynch é descrita pela Casa Branca como uma procuradora “forte e independente”.

Lynch, graduada pela Universidade de Harvard, já havia ocupado o cargo de procuradora federal do distrito leste de Nova York de 1999 a 2001, sob o mandato do presidente Bill Clinton. Ela supervisionava casos criminais do Brooklyn, Staten Island, Queens e Long Island.

Acesse no site de origem: Loretta Lynch será primeira secretária de Justiça negra dos EUA (G1, 23/04/2015)

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas