‘Sem camisinha, sem lubrificante’: os relatos das mulheres que deixaram de denunciar o estupro de agressores que eram próximos

25 de abril, 2024 g1 Por Profissão Repórter

Um estudo do Ipea indica que a cada dez casos de estupro de mulheres, apenas um é denunciado à polícia. A estimativa é que o total de estupros de casos no Brasil seja de 612 mil por ano.

O Profissão Repórter desta terça-feira (23) mostrou relatos de mulheres que não conseguiram denunciar estupros. Um estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) indica que, a cada dez casos de estupro de mulheres, apenas um é denunciado à polícia. A estimativa é que o total de estupros de casos no Brasil seja de 612 mil por ano.

O programa mostrou situações em que os agressores foram ganhando a confiança e, em um segundo momento, cometeram a violência. Foi o caso de uma mulher que conversou com a reportagem.

“Começou tudo dentro de um coletivo (ônibus), há mais ou menos um ano e meio atrás. E, aos poucos, foi conseguindo ganhar a minha confiança. Como ele estava já há tempos me cortejando, aí eu fiquei sabendo que era verdadeira, talvez eu tenha me aberto um pouco. Falei: ‘por que não me dar esse direito de ser feliz uma vez?'”, disse a vítima, que preferiu não se identificar.

Acesse a matéria no site de origem.

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas