Campanha da Themis promove ações contra assédio e pela prevenção de ISTs no carnaval

Captura de tela 2023-02-08 154040

Arte da campanha “Respeita as gurias na folia – Juntes por um Carnaval sem assédio”

08 de fevereiro, 2023 Agência Patrícia Galvão Por Redação

Carnaval, a maior festa popular do país, segue sendo sinônimo de crescentes casos de assédio sexual e de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), por isso, a Themis – Gênero, Justiça e Direitos Humanos promove a campanha “Respeita as gurias na folia – Juntes por um Carnaval sem assédio”. A ação tem foco no público-alvo jovens homens e mulheres, cis e trans, de todas as orientações sexuais, moradores da periferia de Porto Alegre. 
O objetivo da iniciativa é prevenir e conscientizar sobre assédio no carnaval, período festivo marcado por variados tipos de violência contra as mulheres, além disso a campanha visa sensibilizar os jovens homens para que não comentam assédio, dialogar sobre a importância do uso de preservativo como forma de prevenir ISTs e difundir o contato da rede de atendimento às mulheres vítimas de assédio.
Estão previstas ações presenciais em ensaios de escola de samba e blocos de carnaval, distribuição de leques com informações de prevenção ao assédio, se quiser um leque, clique aqui, além de postagens nas redes sociais das JMC’s (@JMCs) e filtros para o Instagram.
“Carnaval é uma festa que faz parte da vida das jovens mulheres. Muitas vezes, porém, elas são desrespeitadas e expostas a situações de violência, especialmente quando os homens tentam beijar à força, encoxar e importunar. Além disso, mesmo quando as relações são consensuadas, muitos jovens ainda não desenvolveram consciência sobre a necessidade de utilizar preservativo para se proteger contra ISTs”, pontua a diretora executiva da Themis, Márcia Soares.
Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) mostram que adolescentes e jovens adultos são o grupo que mais contribui para aumentar as estatísticas de ISTs, apesar de representarem apenas um quarto da população sexualmente ativa. Para se ter uma ideia, as maiores taxas de sífilis adquirida – transmitida por meio do contato sexual – são encontradas na faixa etária de 20 a 29 anos. Porto Alegre é uma das capitais com maior incidência de HIV/AIDS entre jovens.
 
Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas