Ianomâmis: gravidez de menores de idade por garimpeiros preocupa o governo

8M_DiaInternacionalMulheres_Paulista_8março22_Por JulianaVieira (49)

Ato 8M_Dia Internacional dasc Mulheres. Foto: Juliana Vieira

01 de fevereiro, 2023 Veja Por Victoria Bechara

Ministério quer reforçar conselhos tutelares, criar centro integrado a crianças vítimas de violência e traduzir o ECA para a língua ianomâmi

Ministério dos Direitos Humanos recebeu diversos relatos de exploração sexual de crianças e adolescentes na Terra Indígena Yanomami, que enfrenta uma crise humanitária com aumento da mortalidade infantil e casos de desnutrição, entre outras problemas, como exploração sexual de mulheres, inclusive crianças e adolescentes. Segundo o secretário nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, Ariel de Castro Alves, lideranças indígenas afirmam que 30 menores de idade ficaram grávidas de garimpeiros que invadiram a região.

As informações foram repassadas ao ministério em uma reunião nesta segunda-feira, 30, em Boa Vista (RR), pelo Conselho Indígena de Roraima, pela Associação Yanomami Hutukara, pelo Conselho Indigenista Missionário (Cimi) e outras entidades. “São muitas violações de direitos já identificadas. Ainda estamos apurando as dimensões e as dinâmicas de produção dessas violações, além de buscar identificar as condições do Sistema de Garantia de Direitos dos municípios no entorno da Terra Indígena para oferecer um atendimento culturalmente adequado”, afirmou o secretário a VEJA.

Um relatório divulgado pela Hutukara em 2021 já havia denunciado os casos de estupros e assédio de crianças e mulheres ianomâmis por parte dos garimpeiros que atuam ilegalmente na região — a estimativa do Ministério Público Federal é que haja 20.000 invasores. “A gestão anterior foi explicitamente conivente e até apoiou o garimpo na Terra Indígena Yanomami, agiu de forma proposital para desmantelar a assistência de saúde e a fiscalização do território. A interrupção desse ciclo de violações só ocorrerá com a retirada do garimpo ilegal das terras indígenas”, diz Castro.

Acesse a matéria completa no site de origem.

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas