Sexualidade e violência vendem? Estudo diz que temas distraem o público

23 de julho, 2015

(IG, 23/07/2015) Tidos como receitas de sucesso no passado, temas podem afastar atenção do consumidor e ser negativos para o produto

Repetido como mantra no passado e ainda sendo a aposta de muitas marcas hoje em dia, a eficácia da violência e da sexualidade nas propagandas foram questionadas por estudiosos norte-americanos.

Nesta segunda-feira (20), uma análise foi publicada no “Psychological Bulletin”, da Universidade Estadual de Ohio, nos Estados Unidos, dizendo que quando o anúncio é sensual, o consumidor tende a prestar mais atenção ao “formato”, esquecendo o “conteúdo” da mensagem.

O pontos mais relevante do estudo ficou por conta dos anúncios violentos. De acordo com a análise, eles foram classificados como os mais perigosos quando se leva em conta a recepção do público: consumidores podem não dar atenção ao produto ou, pior ainda, vincular a imagem violenta ao mesmo.

“Parece que os anunciantes estão começando a entender que um conteúdo sexual ou violento nem sempre é uma aposta recomendável”, diz a conclusão do estudo.

A pesquisa, que envolveu 53 estudos e 8.498 participantes para medir a influência de sexo e violência e sua efetividade em relação à lembrança e à intenção de compra do consumidor, concluiu também que comerciais no intervalo de filmes e séries de TV com esse tipo de conteúdo tem um efeito menor de “retenção” do que os comerciais direcionados ao público em geral.

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