Situações de violência de gênero no trabalho são mote do novo vídeo da Agência Patrícia Galvão
(Agência Patrícia Galvão | 24/02/2022)
Relatos de constrangimento e assédio no ambiente profissional são o mote do quinto vídeo da série Violência e assédio contra as mulheres no trabalho produzida a partir dos dados da pesquisa de opinião Percepções sobre a violência e o assédio contra mulheres no trabalho, realizada pelo Instituto Patrícia Galvão e Instituto Locomotiva, com apoio da Laudes Foundation.
De acordo com a consultora em gênero e cofundadora da Women Friendly e CEO da Viven – Cidadãos para um Amanhã Melhor, Ana Addobbati, que participa do vídeo, “por vivermos numa sociedade extremamente violenta, muitas vezes aquela piada que desrespeita e o mau uso de poder para conseguir o que quiser da funcionária podem parecer um problema menor, mas não é. O assédio expulsa a mulher do mercado de trabalho, faz com que profissionais que poderiam estar ali dando o melhor do seu potencial adoeçam e peçam demissão”, comenta Ana.
Conforme o levantamento, a maioria das trabalhadoras que sofreram violência e assédio não se sentiu confiante para formalizar uma denúncia. Para 32%, a situação não era grave para levar o caso adiante, 11% sentiram dificuldade, pois o agressor era seu superior e 10% indicaram que o fato já tinha ocorrido outras vezes com outras pessoas e nada havia sido feito. Saiba mais sobre a pesquisa.
Assista aos vídeos da série
Violência e desigualdades de gênero no trabalho;
Violência, constrangimento e assédio no trabalho: uma realidade na vida das mulheres brasileiras, com Patrícia Maeda, do Tribunal Regional do Trabalho (15ª Região Campinas/SP);
Violência doméstica e familiar: qual é o papel das empresas no apoio às mulheres vítimas?, com Daniela Grelin, da Coalizão Empresarial Pelo Fim da Violência Contra Mulheres e Meninas;
Convenção 190 pode mudar vidas.
Saiba mais sobre a pesquisa aqui.