Open Society Foundations, Laudes Foundation e Fundação Ford, lançam em 2022 o Fundo Brasileiro para os Direitos do Trabalho (FBDT), projetado para fortalecer e ampliar o apoio a programas de direitos do trabalho, contribuindo com a sustentabilidade e a diversidade do movimento trabalhista brasileiro e de organizações da sociedade civil brasileira na promoção dos direitos do trabalho e das proteções sociais.
Com capital semente da Open Society Foundations, da Laudes Foundation e da Ford Foundation no valor de R$ 34,9 milhões (ou USD 7,4 milhões ou EUR 6,8 milhões, cotação de 05/04/2022), o FBDT é um fundo de um pool de financiadores, com a intenção de mobilizar outros doadores a apoiar sua missão e visão.
No momento, o FBDT está selecionando uma organização que fará a gestão do Fundo e será encarregada de supervisionar a implementação de sua estratégia, a seleção dos projetos para financiamento e a implementação das iniciativas, incluindo a entrega de realizações e resultados, executar pagamentos e estabelecer um processo de monitoramento, avaliação e aprendizagem para as organizações e projetos apoiados.
A Open Society Foundations, a Laudes Foundation, a Ford Foundation e outros doadores irão manter os papeis de governança no FBDT, ajudando a formular a estratégia e a aprovar financiamentos, preferencialmente em conformidade com os órgãos de governança existentes da organização selecionada para gestão do Fundo.
Fonte: Laudes Foundation
Saiba mais sobre o Edital de licitação para organização gestora do novo Fundo Brasileiro para Direitos do Trabalho (FBDT)