Pesquisadora e professora de direito da USP, Fabiana Severi é convidada do encontro online
A Lei Maria da Penha é importante ferramenta no enfrentamento da violência doméstica, que segue com altos índices vitimando mulheres de todas as partes do país, como revelam estudos. Para debater este alarmante cenário, o Instituto Patrícia Galvão promove o webinário Violência doméstica contra mulheres: dados e fatos 16 anos após a Lei Maria da Penha, com a participação da advogada e professora de direito da Universidade de São Paulo (USP), Fabiana Severi. O encontro será realizado nesta quinta-feira, 25 de agosto, das 17h às 18h, com transmissão pelos canais da Agência Patrícia Galvão no YouTube e Facebook, abertura da oficial de divulgação e promoção no Consulado Geral da Irlanda em São Paulo, Fabiana Dino, e mediação das diretoras do Instituto Patrícia Galvão, Jacira Melo e Marisa Sanematsu.
Conheça a convidada:
Fabiana Severi é professora do Departamento de Direito Público da Faculdade de Direito de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (USP) e do Programa de mestrado da mesma instituição. Livre-docente em direitos humanos pela FDRP-USP (2017), realiza atividades de pesquisa e de extensão ligadas aos temas: Crítica jurídica feminista, acesso à justiça para mulheres e Teorias Democráticas. Participante do Consórcio Lei Maria da Penha pelo fim da violência contra as mulheres baseada em gênero, atualmente coordena o Projeto Reescrita de Decisões Judiciais em Perspectiva Feminista – Brasil, formado por uma rede de pesquisadoras e acadêmicas brasileiras de diversas regiões do país.
Série de webinários Violência de Gênero em Dados
O encontro online Violência doméstica contra mulheres: dados e fatos 16 anos após a Lei Maria da Penha é o sétimo de uma série de webinários para debater dados e analisar a conjuntura sobre temas relacionados às violências contra meninas e mulheres e aos direitos das brasileiras. O evento faz parte do projeto Violência de Gênero em Dados, que tem apoio do Consulado Geral da Irlanda em São Paulo e inclui a divulgação de um boletim mensal com uma seleção de estatísticas e estudos realizados por órgãos governamentais, institutos de pesquisa e organizações da sociedade civil, sobre os diversos tipos e formas de violência de gênero – doméstica, sexual, online, política, obstétrica e feminicídio –, assim como suas intersecções com o racismo, o capacitismo e a LBTQIAfobia, com curadoria da equipe do Instituto Patrícia Galvão. Saiba mais.