O “Sem Filtro” de hoje (7) vai falar sobre como a inteligência artificial pode ser um risco para as mulheres. Nesta semana, a propaganda de uma empresa de automóveis com a cantora Elis Regina fez o tema voltar ao debate. No caso de Elis, tudo foi feito com a autorização da família —a própria filha, Maria Rita, participa do vídeo. Mas e quando essas imagens são usadas sem o consentimento da pessoa e, pior, em situações que a expõe sexualmente?
Uma pesquisa feita pela empresa americana de segurança Deep Trace mostrou que 96% do conteúdo produzido com o uso de inteligência artificial na internet é pornográfico. O alvo desses conteúdos falsos são, em 100% dos casos, mulheres, ainda de acordo com o estudo.
É possível encontrar facilmente sites de conteúdo adulto que fazem essas alterações de imagem com o rosto de diversas famosas. A reportagem acessou alguns desses e a maior quantidade de vídeos são de montagens com as atrizes Scarlett Johansson e Emma Watson —essa última teve sua imagem aplicada em um vídeo que viralizou no Twitter, também com conteúdo erótico. Outras vítimas famosas são a cantora Taylor Swift, Jenna Ortega e Gal Gadot. Mas a lista é sempre atualizada rapidamente.