Mulheres negras e pobres são as que mais sofrem com a falta de acesso ao procedimento com segurança e 21% delas abortaram mais de uma vez
A Pesquisa Nacional do Aborto (PNA), de 2021, feita pela Universidade de Brasília (UnB) e o Instituto Anis, revelou que, até os 40 anos, 1 a cada 7 mulheres já fiz aborto e, dessa porcentagem, 52% delas realizaram o procedimento antes de completarem 19 anos.
O estudo demonstra que são feitos, em média, meio milhão de abortos no Brasil por ano, voltando os olhares à importância da discussão sobre o assunto na saúde pública do país. Campanhas de educação sexual, distribuição de métodos contraceptivos e a descriminalização do aborto, bem como a oferta legal deste serviço pelo Sistema Único de Saúde (SUS), se mostram como investimentos necessários.
Segundo o estudo, 43% das mulheres que abortaram precisaram ser hospitalizadas depois, o que demonstra uma sobrecarga no sistema de saúde brasileiro, devido à grande demanda. Além disso, por ser realizado, muitas vezes, clandestinamente ou sem auxílio de um profissional, essas mulheres acabam passando por situações de risco.