Ainda que 72% da população siga sendo contra a legalização, parcela considerável não acredita que mulheres devam ser presas caso realizem o procedimento
Uma pesquisa realizada pelo instituto Quaest revelou que 84% da população brasileira é contra a prisão da mulher que realizar um aborto. Os dados, revelados pela coluna do Ancelmo Gois, do jornal O Globo, em uma nota publicada no dia 23 de dezembro, indicam que parcela considerável dos brasileiros não quer que o público feminino que já realizou esse tipo de procedimento seja punida pelo ato.
Ainda assim, a mesma pesquisa mostrou que 72% ainda são contra uma eventual legalização. O estudo também mostrou outros números que mostram um posicionamento conservador por parte da população: mais da metade dos brasileiros (55%) é contra a TV exibir um beijo gay, enquanto 32% são a favor.
Estudo já havia revelado que metade da população é contra prisão de mulheres que fazem aborto
Vale destacar que o tema já foi alvo de pesquisa em novembro, quando 59% disseram que uma mulher não deveria ser presa caso faça um aborto, mesmo nos casos em que a prática segue ilegal no Brasil.
Os dados são frutos de uma parceria entre o Centro Feminista de Estudos e Assessoria (Cfemea), o Observatório de Sexualidade e Política (SPW, na sigla em inglês) e o Centro de Estudos de Opinião Pública da Universidade de Campinas (CESOP-Unicamp), baseados em pesquisas de opiniões realizadas pelo Instituto da Democracia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), por meio da série A Cara da Democracia.