73% das mulheres começam a fazer tarefas domésticas e de cuidado antes dos 14 anos; só 9% enxergam isso como trabalho

catt-liu-hQOHDAibf6A-unsplash

Foto: Unsplash

02 de maio, 2024 Marie Claire Por Camila Cetrone

Pesquisa inédita da plataforma Elas Trabalham ainda mostra que quase metade das brasileiras bancam custos essenciais do lar, mesmo ganhando menos que os homens, e que 47,2% conhecem mulheres na família que foram impedidas de trabalhar fora pelo marido ou outro membro familiar do gênero masculino

No Brasil, 73,4% das mulheres começaram a realizar tarefas domésticas e de cuidado antes dos 14 anos, mas apenas 9,4% consideram que começaram a trabalhar neste período. Esse seria um demonstrativo de que as brasileiras não veem o desempenho dessas funções como um trabalho. É o que aponta uma pesquisa inédita realizada pela plataforma Elas Trabalham, divulgada com exclusividade por Marie Claire neste 1º de maio, Dia do Trabalho.

O levantamento busca mapear de que forma as mulheres enxergam sua mão de obra e se consideram o próprio trabalho como essencial, com ênfase nas atividades ligadas ao cuidado de outras pessoas e da própria casa.

A pesquisa também aponta para outras desigualdades de gênero relacionadas a distribuição desigual de renda e inserção no mercado de trabalho. Por mais que 52% das mulheres ganhem menos do que os homens, 49% é quem banca os gastos essenciais do lar. Além disso, 47,2% atestam que alguma mulher de suas famílias foi impedida de trabalhar fora de casa por um marido ou outra pessoa do gênero masculino (como pais, avôs ou tios, por exemplo).

Além disso, 58,4% das respondentes dizem que tem filhos, mas a maioria (28%) não conta com uma rede de apoio. Das que contam, 26,5% é paga e fixa e 15%, paga e não ocasional. Enquanto 10,9% recorrem a rede de apoio não paga e fixa – pode ser formada familiares, vizinhas e amigas, por exemplo, que diariamente cuidam das crianças para que esta mulher possa exercer trabalho remunerado.

O questionário que baseou o estudo Trabalho da mulher pela visão delas: como mulheres enxergam a sua mão de obra? foi respondido entre maio de 2023 e janeiro de 2024 por 1.412 brasileiras maiores de 18 anos, residentes em todos os estados do país.

Acesse a matéria no site de origem.

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas