Projeto abre inscrições para pré-candidatas negras do Nordeste às eleições de 2024

14 de maio, 2024 Brasil de Fato Por Redação

Projeto Pretas no Poder, do Instituto Odara, tem o objetivo de ampliar a representatividade das mulheres negras

O Projeto Pretas no Poder: Participação Política, Representatividade e Segurança de Ativistas Negras, realizado pelo Odara – Instituto da Mulher Negra, está com chamada aberta até sexta-feira (17) para mulheres negras de todo o Nordeste que são pré-candidatas às eleições municipais deste ano.

Podem participar mulheres que tenham vivência na luta coletiva contra o racismo, patriarcado, sexismo, capitalismo e outras formas de opressão correlatas. Também é preciso estar filiada a partido de esquerda, reconhecer os direitos da população LGBTQIA+ e ter posicionamento crítico às violências contra negras trans, lésbicas e bissexuais e crítico às desigualdades raciais, de gênero e sexualidade dentro dos partidos.

O Projeto Pretas no Poder é desenvolvido desde 2021 pelo Odara, com o objetivo de ampliar a representatividade nas posições de tomada de decisão e realizar incidência no enfrentamento à violência política de raça e gênero. Para isso, o projeto promove o fortalecimento da participação política de mulheres negras candidatas, parlamentares e defensoras de Direitos Humanos nas regiões Nordeste e Amazônia.

Acesse a matéria no site de origem.

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas