A escolha pelo parto normal no hospital é predominante impulsionada pela percepção de uma recuperação pós-parto mais rápida e pela crença de que é benéfico para o bebê. A notícia soa positiva, mas 56% das mães revelam que não tiveram um parto humanizado, inclusive, as que passaram por um parto normal. Para preparar as mães para esse momento importante e vulnerável, Universa lança Materna, uma newsletter semanal sobre angústias e comemorações da gestação. Inscreva-se no box abaixo.
Ao serem questionadas sobre os motivos de não ter um parto humanizado, 38% das entrevistadas apontaram falta de conhecimento, 33% falta de informações sobre as práticas envolvidas e 15% acreditavam que o parto humanizado não seria possível em cesarianas. De todas as mulheres que não realizaram o parto humanizado, 86% delas simplesmente não tiveram acesso adequado ao conceito e prática deste tipo de parto.
A realidade das brasileiras foi revelada na pesquisa feita por Universa, chamada de “Estudo Materna: o que pensam e querem as mães”, realizada em dezembro de 2023 com mil mulheres, com a metodologia de Mind Miners, plataforma especializada em Consumer Insights.