OMS: 24% das adolescentes em relacionamentos vão sofrer violência física ou sexual pelo parceiro até os 20 anos

violência-sexual

Foto: Getty Images

30 de julho, 2024 O Globo Por Redação

Primeira análise da organização sobre o tema aponta para alta prevalência de episódios do tipo entre jovens de 15 a 19 anos que se relacionam de forma íntima

Uma análise da Organização Mundial da Saúde (OMS) aponta uma realidade alarmante: entre adolescentes que estão em relacionamentos íntimos, cerca de 1 a cada 4 (24%) deve sofrer um episódio de violência física e/ou sexual pelo parceiro até os 20 anos de idade. O número corresponde a aproximadamente 19 milhões de meninas pelo mundo.

A estimativa é inédita e faz parte de um novo estudo conduzido por pesquisadores da organização e publicado nesta segunda-feira na revista científica The Lancet Child & Adolescent Health.

Os responsáveis analisaram dados sobre os dois tipos de violência entre jovens de 15 a 19 anos, coletados entre 2000 e 2018 em 161 países. A violência psicológica, assim como outras, foi descartada devido à falta de uma medida internacionalmente comparável, diz a OMS.

Com base nos resultados, além de apontar a alta probabilidade de uma jovem que vive um relacionamento íntimo passar por um episódio de violência pelo parceiro, o trabalho também estimou que 1 a cada 6 adolescentes (16%) sofreram uma situação do tipo no ano passado.

Acesse a matéria no site de origem.

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas