Discursos sobre aborto no Congresso crescem 135% e levam falas sobre costumes a recorde, mostra análise do GLOBO com IA

Ato em defesa dos serviços de aborto legal

Ato em defesa dos serviços de aborto legal em frente ao Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo – Cremesp. Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

30 de agosto, 2024 O Globo Por Dimitrius Dantas e Camila Turtelli

Levantamento com base em todas as 600 mil declarações nos plenários da Câmara e do Senado no século XXI revela ápice em meio à expansão da ala conservadora

Quando a expressão “fake news” estreou no Congresso? Quem é o parlamentar que mais falou em plenário? Quais são os assuntos mais debatidos no Poder Legislativo? Essas e outras perguntas serão respondidas na série “Com a Palavra” — uma radiografia inédita da atuação de deputados e senadores a partir da análise dos seus discursos no século XXI. Esse levantamento exclusivo, feito com auxílio de inteligência artificial, examinou 600 mil pronunciamentos nas tribunas da Câmara e do Senado. As reportagens integram o Irineu, projeto do GLOBO que reúne jornalismo e tecnologia para a criação e o desenvolvimento de novos produtos de IA.

A reportagem abaixo, que inaugura a série “Com a Palavra”, mostra como o conservadorismo avançou no dia a dia dos discursos no Congresso ao longo deste século.

Conservadorismo em expansão

O Congresso atingiu o recorde de discursos sobre a pauta de costumes em meio à expansão da ala conservadora na legislatura atual e a embates entre os três Poderes. Levantamento feito pelo GLOBO, com auxílio de inteligência artificial, mostra que discussões em torno de temas como drogas, armas, aborto e agendas identitárias atingiram o ápice nos últimos dois anos. O movimento é capitaneado pela bancada evangélica — que também ampliou o debate de conteúdos relacionados à segurança pública. A nuvem de palavras abaixo mostra a trajetória dos termos mais usados pelos congressistas neste século.

As pautas de costumes, que habitualmente representavam em torno de 3,5% das discussões no plenário do Congresso, atingiram 7,2% em 2023 e estão em 6,4% em 2024, com os trabalhos ainda em andamento. Na prática, esse tipo de assunto apareceu em 1.510 discursos na Câmara e no Senado em 2023, o dobro da média no século XXI. Ao todo, houve um crescimento de 135% no volume de falas sobre drogas e aborto em 2023 em relação à média entre 2001 e 2022.

Acesse a matéria no site de origem.

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas