Pesquisa da Catho mostram os desafios das profissionais mães no mercado de trabalho
Você tem filhos? Essa pergunta já esteve presente na entrevista de emprego de 86% das mulheres. O número significativo, e preocupante, foi divulgado pela pesquisa “Mães 2024”, realizada pela Catho — plataforma que conecta empresas a profissionais que estão em busca de vagas no mercado de trabalho.
A sobrecarga materna é uma realidade e esse cenário tem um impacto expressivo na vida profissional das mulheres. A pesquisa revela que 75% já foram questionadas sobre com quem os filhos ficariam durante o trabalho. Esse dado reflete um estereótipo comum na sociedade na qual se acredita que os cuidados dos filhos são restritos às mães, ignorando a corresponsabilidade dos pais.
Quando já estão inseridas no mercado de trabalho, as mães ainda enfrentam desafios para crescer em sua carreira. Segundo a pesquisa, 40% das participantes relataram que acreditam que perderam a oportunidade de promoção ou desenvolvimento por ser mãe. Já 52% deixaram de exercer alguma atividade como mãe por medo de perder o emprego.